Nota oficial: Violência, Não
Defesa

Nota oficial: Violência, Não

Compartilhe

01/04/2021 13:47

O Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) repudia e não compactua com nenhum ato de violência. Em caso ocorrido na terça-feira (30), a entidade avalia que houve grave quebra do decoro e das boas práticas de gestão pública por parte do secretário de Saúde, Fazenda e Educação de Cerro Grande do Sul, na presença do prefeito, em situação envolvendo um médico da rede de atenção básica em saúde. 

A entidade médica prima pelo respeito à dignidade humana sob qualquer circunstância e ressalta a defesa das condições, valorização e proteção aos médicos e demais profissionais da saúde no seu ambiente de trabalho e no exercício da profissão. Assim, lamenta profundamente o ocorrido, destacando ser imprescindível a civilidade, o diálogo e a circunspeção entre gestores e contratados. 

O Simers repudia comportamentos antagônicos à urbanidade, como a falta de diálogo e o assédio moral, os quais configuram violência psicológica e ocasionam imensuráveis danos à saúde dos indivíduos. 

A situação ocorrida em Cerro Grande do Sul prejudica o atendimento, o ambiente funcional como um todo e, acima de tudo, fere a dignidade de todos os profissionais que defendem a saúde de forma incansável, principalmente neste momento de gravidade da pandemia de covid-19, quando há forte mobilização pela união de forças em benefício da preservação do atendimento adequado à população. 

O Simers entende ser necessária a reavaliação dos critérios de escolha de gestores públicos, especialmente nas áreas mais sensíveis e com tantos desafios, e ressalta a importância de equilíbrio, isenção, acuidade e capacitação técnica sobre a rotina e trabalho da área de atuação. 

Com o objetivo de conscientizar a população e atenuar crises, a entidade intensifica neste momento a campanha Violência, Não! Por meio da iniciativa, o Simers disponibiliza um Canal de Denúncias (denuncia@simers.org.br) para que profissionais e interessados possam registrar casos e situações com foco no encaminhamento das providências cabíveis às soluções, defesas ou esclarecimentos.  

A direção do Simers está encaminhando contato com o prefeito para estabelecer rotina e fórum adequado de discussão e acordos sobre o trabalho, segurança e condições do exercício da profissão dos médicos no município. 

Porto Alegre, 1º de abril de 2021 

Simers - Defender os médicos é defender a saúde

Tags: Violência, Não! Violência contra os médicos Violência em postos de saúde Violência na saúde ações Simers Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política