NOTA PÚBLICA CONJUNTA - Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da SOCERGS aos beneficiários do IPE Saúde
Defesa

NOTA PÚBLICA CONJUNTA - Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da SOCERGS aos beneficiários do IPE Saúde

Compartilhe

09/03/2022 18:22

Porto Alegre, 08 de março de 2022

Aos beneficiários do IPE Saúde e à população gaúcha em geral

Vimos por meio desta, manifestar a preocupação com a manutenção dos serviços prestados pelos hemodinamicistas aos usuários do IPE Saúde. Embora existam inúmeras tratativas do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, bem como da Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul (que congrega AMRIGS, SIMERS e CREMERS), os valores pagos pelas tabelas de honorários estão inalterados desde 2011. Mesmo com ausência de qualquer tipo de reposição financeira nesse período e com constantes atrasos no pagamento dos procedimentos realizados, a categoria manteve-se ativa e solidária com os usuários, entendendo a importância assistencial para um grupo de doenças graves e de complexidade terapêutica.

As constantes perdas financeiras geradas pela inflação até então e o silêncio do IPE em buscar uma solução, colocam em risco a continuidade de atendimento pelos hemodinamicistas, bem como pelas instituições hospitalares. Simultaneamente, novas tecnologias consolidadas pela ciência também não tiveram sua inclusão na cobertura, causando uma defasagem tecnológica injustificável na qualidade assistencial que pode ser oferecida aos usuários do plano.

Apesar do preço crescente dos materiais essenciais para procedimentos básicos, o IPE Saúde insiste em trilhar o caminho oposto, diminuindo o valor desses insumos, resultando em uma significativa limitação nas possibilidades terapêuticas. Diante deste cenário, se faz necessária uma solução conjunta para que nenhum paciente fique desassistido no seu tratamento e que os médicos hemodinamicistas sejam valorizados pela qualidade assistencial, moral e ética que prestam a toda a comunidade.

Atenciosamente,

Marcos Rovinski
Presidente SIMERS

Renato Schuck Saraiva
Presidente DHCI-SOCERGS

Ricardo Moreira Martins
Diretor de Exercício Profissional AMRIGS

Júlio Vinícius Teixeira
Vice-presidente DHCI-SOCERGS

Alexandre do Canto Zago
Diretoria Científica DHCI-SOCERGS

Eduardo Lopes Machado
Conselheiro CREMERS

Denise Machado de Oliveira Pellegrini
Diretoria Administrativa DHCI-SOCERGS

Tags: IPERGS IPE-Saúde entidades médicas AMRIGS Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política