Núcleo Acadêmico Simers alinha ações e organiza o Trote Solidário para a Região Metropolitana
Defesa

Núcleo Acadêmico Simers alinha ações e organiza o Trote Solidário para a Região Metropolitana

Compartilhe

09/03/2023 11:51

As duas edições do Trote Solidário de 2023, promovido pelo Núcleo Acadêmico Simers (NAS), serão especiais. Elas marcam os 15 anos ininterruptos do evento que é apoiado pela sociedade gaúcha e que acumula um impacto social em mais de 750 mil pessoas, por meio da arrecadação de alimentos, doação de sangue, tampinhas plásticas, roupas e livros. Este ano as doações começam no dia 13/03, via portal Banco de Alimentos (www.trotesolidario.com.br) e doação de sangue nos principais hemocentros do Estado. Na noite da última quarta-feira, 8, foi marcada por muito planejamento e alinhamento de ações e propostas em benefício da organização da 23ª edição do Trote Solidário.

 

A reunião contou com a presença do diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Vinícius de Souza, e do HUB de Solidariedade, Scarlet Orihuela, que coordenaram as pautas e, junto com os diretores do NAS, Júlia Adames e Nathália Boff, ouviram sugestões dos quase 40 novos integrantes das comissões organizadoras da primeira edição de 2023, selecionadas via edital público e divulgadas no último dia 24/02.

 

”A nossa meta para esta edição, que é muito especial, é superar os resultados anteriores e estimular as comissões organizadoras a conquistar mais donativos, seja por arrecadação nos mercados ou via online pelo portal do Banco de Alimentos. O mais importante é extinguir a prática dos trotes violentos aos calouros e ampliar a capacidade social destes jovens que escolheram cuidar da vida e da saúde humana”, ilustrou Vinícius de Souza.

 

Ao todo, 20 instituições de ensino integrarão a edição do primeiro semestre, que terá o primeiro evento público no próximo dia 25/03, iniciando por Erechim, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul. A recepção dos donativos seguem sendo as principais redes de supermercados de cada cidade, que serão oficialmente divulgadas futuramente. Além da Região Metropolitana, as cidades do interior também estão definindo ações, ao longo desta semana, de forma individual e que são chanceladas pelo NAS em Porto Alegre.

 

O Trote Solidário é um evento realizado semestralmente, no início de cada ano letivo envolvendo novos alunos das faculdades de Medicina. A iniciativa é destaque, inspirou muitas faculdades e já venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Em 2014, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Recentemente, em 2022, conquistou o TOP Cidadania.

 

Trote Solidário 2023/1

 

A ação social estará presente nas seguintes cidades e datas:

 

25/03 - Erechim; Ijuí; Lajeado; Pelotas; Rio Grande e Santa Cruz do Sul
01/04 - Canoas; Porto Alegre; Novo Hamburgo e São Leopoldo
15/04 - Caxias do Sul; Passo Fundo; Santa Maria e Uruguaiana

Tags: Medicina Médicos Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política