Núcleo Acadêmico Simers debate a abertura de novas vagas do Curso de Medicina da Ulbra com MPF e coordenação do curso
Medicina

Núcleo Acadêmico Simers debate a abertura de novas vagas do Curso de Medicina da Ulbra com MPF e coordenação do curso

Compartilhe

12/05/2023 16:35

O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS), representado pela presidente Júlia Adames, em conjunto com o Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (CAMU), reuniu-se com a coordenação do Curso de Medicina da Ulbra, em Canoas, na quarta-feira,10, em assembleia que contou com a presença de mais de uma centena de alunos de Medicina. O encontro, que também contou com a presença dos departamentos jurídicos da Universidade e do Sindicato, debateu a abertura de 480 vagas para a graduação de Medicina da instituição de ensino.

“Nós cobramos da Ulbra a apresentação de um planejamento estratégico, que deve contemplar informações básicas, e que até agora não foram sanadas. Queremos saber onde serão alocados esses novos alunos, locais de Campo de Prática, estimativa de alunos por ambulatório, previsão de contratação de novos professores e preceptores”, disse Júlia Adames.

Os graduandos questionaram a Ulbra sobre a estratégia de alocar esses novos alunos com base no campo de prática disponível atualmente. Outro ponto da reunião focou sobre a previsibilidade de melhorias na infraestrutura da Faculdade e dos ambulatórios. Com base nos questionamentos, o coordenador Marcelo Guerra comprometeu-se de encaminhar até quarta-feira, 17, um ofício elencando todos os esclarecimentos acerca das dúvidas apresentadas na reunião, bem como prazos.

Na sexta-feira,19, a Ulbra voltará a se reunir com os alunos para esclarecer dúvidas que ainda possam persistir quanto ao programa de abertura de novas vagas.

 

Reunião com MPF

Na tarde de sexta-feira,12, representantes dos principais diretórios acadêmicos de medicina do Rio Grande do Sul, junto da presidente Júlia Adames, reuniram-se com as procuradoras de Justiça do Ministério Público Federal, Suzete Bragagnolo e Ana Paula Medeiros, para expor o trâmite da abertura de 480 vagas de Medicina no Estado, pela Ulbra.

Para as procuradoras foi apresentado a insuficiência estrutural das salas de ambulatório e de aula do curso, sediado em Canoas, além da falta de Campo de Prática para todos os alunos.  

O Ministério Público Federal irá analisar os documentos, bem como ouvirá a Ulbra sobre a pauta. Identificada alguma ilegalidade, o MPF irá atuar para resguardar a qualidade do ensino junto à instituição, visto que as novas oportunidades foram criadas pelo princípio do interesse econômico, já que a Universidade encontra-se em Recuperação Judicial.

O Núcleo Acadêmico do Simers ficou de encaminhar, detalhadamente, informações acerca da liminar judicial que permitiu a abertura de vagas, entre outras situações.

Tags: Ulbra Novos cursos de medicina; Cursos de medicina;

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política