Núcleo de Obstetrícia do Simers participa de XX Congresso Sul-brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e divulga ações na defesa dos médicos e da população
Defesa

Núcleo de Obstetrícia do Simers participa de XX Congresso Sul-brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e divulga ações na defesa dos médicos e da população

Compartilhe

19/09/2022 17:21

As ações do Núcleo de Obstetrícia do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na defesa da categoria e também da população foram divulgadas durante o XX Congresso Sul-brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e a V Jornada Sul-brasileira de Mastologia, realizados nos dias 15 e 17 de setembro no Expogramado, em Gramado, na Serra gaúcha.

 
A entidade médica foi representada pela coordenadora do Núcleo, Márcia Barbosa, e pela diretora e integrante do grupo, Daniela Alba. As obstetras divulgaram o que a entidade vem fazendo pelo fortalecimento e valorização da categoria, em meio a crise que tem levado ao fechamento dos Centros Obstétricos pelo Estado.


Um dos exemplos abordados pelas diretoras foi a recente campanha “Salve Os Centros Obstétricos”, lançada pelo Simers no mês de setembro. A iniciativa chamou a atenção dos profissionais de todo o Brasil, que tiveram a oportunidade de conhecer os problemas enfrentados com o desmonte da Obstetrícia em diferentes municípios gaúchos, do interior à região Metropolitana.


Para se ter uma ideia da gravidade do tema, números do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) apontam para o fechamento de 35 estabelecimentos gaúchos, de dezembro de 2018 a julho de 2022. Além disso, no mesmo período, 35% dos leitos na área deixaram de existir. “Somos uma entidade sindical com um núcleo específico para defender a Obstetrícia e participar do evento foi uma oportunidade de mostrarmos que é fundamental nos unirmos nesse momento. Por isso, conversamos com médicos não só da região Sul, mas de todo o Brasil, ressaltando a nossa força na luta contra os problemas enfrentados pelo setor e servindo de exemplo para demais estados”, afirmou Márcia.


O XX Congresso Sul-brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e a V Jornada Sul-brasileira de Mastologia foram realizados pelas Associações de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), Santa Catarina (Sogisc) e do Paraná (Sogipa), bem como pela Sociedade Brasileira de Mastologia (Regional/RS).

Tags: Médicos Medicina Ginecologia e Obstetrícia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política