Núcleo de Psiquiatria do Simers, com auxílio de diretores regionais, fará mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial do RS

Núcleo de Psiquiatria do Simers, com auxílio de diretores regionais, fará mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial do RS

Compartilhe

27/07/2021 09:53

Os diretores regionais do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) se reuniram com integrantes do Núcleo de Psiquiatria nesta segunda-feira, 26. O encontro virtual teve como objetivo traçar uma estratégia para o mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no Estado.

De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Simers, existem, no Rio Grande do Sul, 222 CAPS divididos em 121 municípios e em diferentes modalidades, como Infanto-Juvenil, Álcool e Drogas, entre outras. São 629 médicos atuando, mas nem todos os locais contam com Psiquiatras.

A ideia é que os diretores visitem os CAPS de suas respectivas regiões para avaliar as condições de atendimento. “A partir do mapeamento, será possível identificar de maneira detalhada o cenário de estrutura física, presença de Psiquiatras, outros profissionais de saúde, insumos, vínculos de trabalho.  E assim ações de fortalecimento dos espaços e das equipes. Qualificar a rede de atenção em saúde mental é uma de nossas premissas e prioridade”, destacou o coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política