Núcleo de Psiquiatria do Simers apresenta ao presidente do Cosems/RS projetos de qualificação da assistência em saúde mental para os gaúchos
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers apresenta ao presidente do Cosems/RS projetos de qualificação da assistência em saúde mental para os gaúchos

Compartilhe

12/05/2022 10:24

O diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq -Simers), o psiquiatra Fernando Uberti, se reuniu com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/RS) e secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, nesta terça-feira, 10. O encontro serviu para aproximação entre as entidades na busca pela expansão e qualificação da assistência em saúde mental para os gaúchos.

Fernando Uberti apresentou o relatório regionalizado final dos dados coletados pelo projeto “Raio X dos CAPS”, uma iniciativa idealizada e executada pelo Simers para promover o diagnóstico da real situação de todos os Centros de Atenção Psicossocial do RS, especialmente quanto à infraestrutura física, recursos humanos e insumos. 

O documento foi entregue ao presidente do Cosems-RS, com o objetivo que o Conselho direcione as informações aos gestores municipais em saúde, para que os mesmos estabeleçam ações frente ao diagnóstico de cenário das unidades em suas cidades. “Até o momento, já foram vistoriados mais de 50% dos CAPS no Estado. Assim, teremos subsídios para que os gestores municipais possam estabelecer ações de qualificação a esses importantes instrumentos de assistência psiquiátrica”, afirma Uberti.

Durante o encontro, também foram discutidos temas centrais para a assistência em saúde mental, na forma de medidas emergenciais e uma política estrutural para atração e fixação de médicos psiquiatras ao setor público. Fernando também apontou a necessidade e possibilidade de atuação conjunta para criação e replicação de Comitês para redução da judicialização nas cidades gaúchas, a exemplo de Santa Maria e Santiago. 

De acordo com o coordenador do NuPsiq-Simers: “Essa aproximação entre diferentes instituições, dos mais variados setores da sociedade, é que vai garantir a construção de soluções efetivas não só pela valorização dos profissionais, mas também, pela garantia de uma melhor assistência à população, em meio aos grandes desafios enfrentados pele setor de Saúde”, enfatizou Uberti.

Tags: Médicos Medicina Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política