Núcleo de Psiquiatria do Simers denuncia ao Ministério Público a precarização na assistência aos pacientes do Hospital São Pedro
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers denuncia ao Ministério Público a precarização na assistência aos pacientes do Hospital São Pedro

Compartilhe

08/06/2022 19:10

Preocupado com a desassistência em saúde mental para 88 municípios gaúchos, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers) denunciou ao Ministério Público o atual cenário de precarização no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Os ofícios já foram encaminhados aos órgãos estadual e federal, assim como o tema já foi abordado junto à Secretaria Estadual da Saúde (SES), responsável pela gestão da instituição. Além disso, a entidade também solicitou uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado para tratar do assunto.
De acordo com o diretor-geral do sindicato e coordenador do NuPsiq – Simers, o psiquiatra Fernando Machado, o objetivo da ação é reverter a situação da falta de profissionais, a qual compromete não apenas o atendimento. “Existe não só um déficit de funcionários, mas também, de psiquiatras. Fato que coloca em risco o ensino aos médicos residentes, em uma instituição que é referência na formação dos futuros especialistas na área”, afirma Fernando.
O coordenador do NuPsiq – Simers afirma que a falta de recursos humanos se deve à transferência recente de funcionários para os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), locais que abrigam pacientes do São Pedro em processo de desinstitucionalização. Para lá, estão sendo encaminhados psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.
“Isso vem acontecendo mesmo com dificuldades de reabrir unidades, como a de dependência química, fundamental para a assistência à população em quem os transtornos causados pelo consumo de álcool e outras drogas vem crescendo, em todo o mundo”, ressalta o dirigente do sindicato.
No documento enviado pelo NuPsiq – Simers ao Ministério Público, consta que apenas seis psiquiatras atuam no Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde a demanda aponta a necessidade de três vezes mais especialistas. São profissionais responsáveis pelo plantão de 24 horas e as unidades masculina, feminina e infanto-juvenil, totalizando 140 leitos.
Além disso, o Sindicato também aponta para a falta dos serviços de nutrição, manutenção e lavanderia, devido à problemas com as empresas fornecedoras. Dessa forma, não há funcionários para o preparo dos alimentos dos pacientes e nem mesmo para efetuar a limpeza do hospital.
“Fomos acometidos por uma pandemia que fez a demanda por atendimento em saúde mental crescer exponencialmente. E o Hospital São Pedro é fundamental para a assistência pública nessa área, para todo o nosso Estado. Não podemos deixar que aconteça o seu desmonte e que a população sofra com esse descaso”, alerta Fernando.


HSPS na pauta do NuPsiq – Simers

Desde 2020, o Simers integra o Grupo Técnico que atua na defesa do HPSP, ao lado do MP, Secretaria Estadual da Saúde (SES), direção da instituição e da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Hospital São Pedro. De lá pra cá, o tema é pauta de reuniões mensais, sempre em busca da expansão e qualificação do atendimento.
Entre as ações, a mais recente está no envio de ofício à SES, solicitando informações detalhadas sobre o concurso em andamento para garantir profissionais ao hospital, com perspectivas de datas para chamamento, quantitativo de profissionais aprovados, assim como a lista nominal de servidores, setores para os quais foram nomeados e onde estão, efetivamente, cumprindo suas atividades.

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Núcleo de Psiquiatria Simers Ministério Público (MP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política