Núcleo de Psiquiatria do Simers encaminha questionamentos sobre cenário em recursos humanos do São Pedro à SES/RS
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers encaminha questionamentos sobre cenário em recursos humanos do São Pedro à SES/RS

Compartilhe

05/04/2022 16:15

A atual situação assistencial e de ensino no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), na Capital, continua sendo pauta de ações do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Na última semana, dois ofícios foram encaminhados à Secretaria Estadual da Saúde (SES), responsável pela administração da instituição. Nos documentos, a preocupação do sindicato com a fragilização no atendimento aos pacientes e formação em saúde mental, devido à falta de profissionais.

Em um dos ofícios, solicitam-se informações mais detalhadas acerca do recente concurso público estadual para a área de saúde e, especificamente, o cenário quanto às vagas para psiquiatras e outros cargos com planejamento de direcionamento ao Hospital São Pedro. O Simers deseja saber quantos candidatos já foram aprovados até o momento, quais os estágios seletivos já vencidos, perspectivas temporais de chamamento e notas de corte.

Em outro documento, o NuPsiq do Simers solicita à SES o detalhamento funcional de servidores já em atividade no São Pedro, na forma da listagem nominal de funcionários, setores para os quais foram nomeados e locais onde efetivamente estão desempenhando suas funções.

De acordo com o diretor geral e coordenador do NuPsiq do Simers, o psiquiatra Fernando Uberti Machado, o tema tem sido uma constante preocupação da entidade. Desde 2020, o Sindicato participa de um Grupo de Trabalho, o qual conta com integrantes do governo gaúcho, a Direção do Hospital e o Ministério Público do RS, com o objetivo de qualificar e expandir a estrutura assistencial e de ensino do HPSP. 

“O Hospital São Pedro é central à assistência e formação em Psiquiatria para todo o Estado. Entretanto, o cenário de deficiência de pessoal vem sendo agravado ao longo do tempo, uma vez que não há a adequada reposição para os cargos vagos em razão das aposentadorias, pedidos de exonerações e até de óbitos dos profissionais médicos. Obviamente, não há hospital funcionante e efetivo sem profissionais, e essa responsabilidade com os pacientes e familiares é do governo estadual gaúcho ”, explica Fernando.

Audiência Ministério Público

A problemática levantada pelo Núcleo de Psiquiatria do Simers motivou o Ministério Público do RS a realizar uma audiência, no dia 19 de abril, sobre o tema. Na oportunidade, a promotora de Justiça do Núcleo da Saúde da Promotoria dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Liliane Dreyer, irá receber os representantes do Sindicato, da SES e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado CAGE para tratar das informações que ainda não foram respondidas.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política