Núcleo de Psiquiatria do Simers participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o Instituto Psiquiátrico Forense
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o Instituto Psiquiátrico Forense

Compartilhe

22/10/2021 09:59


As condições estruturais e de trabalho do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) pautou audiência pública promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), nesta quinta-feira, 21.  Sob coordenação do deputado Dr. Thiago Duarte, o evento ocorreu de modo virtual com a presença de profissionais que atuam na instituição e entidades representativas. 

Os diretores Rogério Cardoso, Luciana Mesko e Gabriela Schuster representaram o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Ex-diretor do IPF, Rogério Cardoso apresentou um histórico do instituto, que soma 96 anos de atuação, e expôs a necessidade de melhores condições de trabalho no local. Atualmente, há sete médicos na ativa, mas dois estão em vias de se aposentar, o que agravará ainda mais o déficit de profissionais. “Temos percebido muitas dificuldades no IPF. É necessário e urgente que se dê mais atenção a esta que é uma instituição com ampla trajetória no tratamento de detentos psiquiátricos”, salientou. 

Assessor jurídico do Simers, Rafael Andrade, informou que há meses o Simers tenta negociação com o governo do Estado para melhorias na estrutura física do IPF e na carga horária dos médicos peritos. Proponente da reunião, o deputado Dr. Thiago Duarte lamentou a ausência de representantes do Ministério Público e do Executivo Estadual. Como encaminhamento, ficou definida uma visita técnica às instalações do IPF, com a presença de deputados e das entidades presentes na audiência.                                                                                          

Também participaram da audiência pública representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Medicina do Estado do RS (Cremers), do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do RS (SINDSEPE/RS), do Sindicato dos Servidores do Instituto de Perícias (Sindiperícias RS) e do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do RS (Amapergs).

Tags: Medicina Médicos IPF Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política