Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça discussão sobre medicamentos psiquiátricos descontinuados, em Audiência Pública sobre o tema
A Luta

Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça discussão sobre medicamentos psiquiátricos descontinuados, em Audiência Pública sobre o tema

Compartilhe

29/07/2020 00:00

Reunião virtual ocorreu nesta quarta-feira (29)

Reunião virtual ocorreu nesta quarta-feira (29)

O Núcleo de Psiquiatria do Simers participou, nesta quarta-feira (29), de uma audiência pública, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (AL/RS) para debater os danos, riscos e efeitos da descontinuação de medicamentos essenciais para o tratamento e remediação de sintomas em saúde mental e a possível produção destes medicamentos por laboratórios estatais. 

A audiência foi coordenada pelo deputado Dr. Thiago Duarte, autor da proposição do debate. Ficou acertado que o Simers e o Conselho Regional de Medicina (Cremers) encaminharão uma lista das medicações que estão em falta na rede pública, para envio à Secretaria Estadual de Saúde, para buscar soluções. Além disso, será amplificado o debate sobre a rede de saúde mental no Estado, a fim de serem propostas alterações que possam melhorar o atendimento aos pacientes.

Três integrantes do Núcleo de Psiquatria do Simers – Fernando Uberti, Rogério Cardoso e Gabriela Schuster – participaram do debate. Em sua manifestação, Uberti reforçou que existe falta de medicamentos para pacientes psiquiátricos e que ocorreu um aumento muito grande de procura de por atendimento devido à pandemia da Covid-19 e que isso deverá se intensificar nos próximos meses. “É fundamental que o sistema de saúde esteja preparado para absorver esses pacientes. Estamos aqui buscando o apoio dos deputados para buscar soluções que evitem maiores problemas, pelo fato de que alguns medicamentos estão sendo descontinuados”, afirmou. 

Também participaram do debate representantes da Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Medicina (Cremers), Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e o ex-coordenador da Saúde Mental do Estado, Luiz Coronel, entre outras entidades.

Tags: Assembleia Legislativa Psiquiatria Audiência pública falta de medicamentos Comissão de Saúde e Meio Ambiente Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política