Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça pedido de informações sobre atual cenário de recursos humanos do Hospital São Pedro
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça pedido de informações sobre atual cenário de recursos humanos do Hospital São Pedro

Compartilhe

12/04/2022 16:38


Uma nova reunião tendo como pauta o real cenário na área de recursos humanos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foi realizada na manhã desta terça-feira, 12, pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq Simers). A iniciativa contou com a participação de representantes do Grupo de Trabalho criado para tratar das demandas da instituição de saúde, que sofre com a falta de médicos e demais profissionais.


Na oportunidade, o NuPsiq Simers reiterou o pedido de informações tanto sobre o concurso público realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), voltado à contratação de pessoal para o HPSP, como sobre a atual relação dos servidores, setores para os quais foram nomeados e onde estão efetivamente cumprindo suas funções. As dúvidas levaram o Sindicato a encaminhar um ofício à SES, há mais de dez dias e ainda sem resposta.
De acordo com o diretor-geral do Simers e coordenador do Núcleo, o psiquiatra Fernando Uberti Machado, os documentos buscam saber a realidade do quadro funcional de um dos hospitais que é referência em assistência psiquiátrica em Porto Alegre e na região Metropolitana.


“Hoje, o São Pedro enfrenta não apenas a falta de médicos psiquiatras, mas de diferentes profissionais, o que coloca em risco o atendimento. Por isso, é fundamental avaliarmos a situação de todos os profissionais, os setores para os quais os atuais servidores foram nomeados e onde efetivamente estão cumprindo suas funções”, afirma Fernando.


Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de se garantir os exames complementares para os pacientes do Hospital, tema que também está em pauta junto à Prefeitura de Porto Alegre.


Participaram da reunião do GT a chefe da Divisão de Políticas Transversais da SES, Marilise Fraga de Souza; a diretora técnica do HPSP, Liliane Dias de Lima; o deputado estadual Thiago Duarte; os integrantes do NuPsiq Simers, os psiquiatras Rogério Cardoso, Vilma Cidade da Silva, Gabriela Schuster, Luciana Mesko e Graziela Stein; além dos assessores jurídicos e políticos do Sindicato.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política