Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers

Núcleo de Psiquiatria do Simers se reúne com MP e SES RS para reverter a crise de recursos humanos no São Pedro

19/07/2022 17:28

A constante preocupação do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers) com a crise no cenário de recursos humanos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foi pauta de uma agenda presencial realizada no Ministério Público gaúcho, nesta segunda-feira, 18. Na oportunidade, a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, recebeu o diretor-geral do Simers e coordenador do NuPsiq-Simers, o psiquiatra Fernando Uberti, e a secretária adjunta da Secretaria Estadual da Saúde do RS, Ana Costa.

Uberti fez um relato sobre as ações do núcleo em prol do HPSP, considerado referência no atendimento em saúde mental para o Estado. “Nós não tratamos o São Pedro como a solução para a saúde mental no estado. Mas, sem dúvida, ele é parte fundamental neste processo pela qualidade na assistência e precisa ser tratado como a sua devida importância”, ressaltou.


O coordenador do NuPsiq – Simers destacou, novamente, o posicionamento da entidade em relação à transferência de carga horária dos profissionais para os Residenciais Terapêuticos. “É importante destacar que o Simers não é contrário ao processo de desinstitucionalização dos pacientes. Entretanto, não se pode resolver um problema causando outro, agravando a falta de pessoal que hoje vive o São Pedro”, afirmou.
Ele ainda reforçou: “Enquanto temos 25 leitos voltados à dependência química que não podem ser reabertos devido à falta de pessoal, redirecionar parte dos já hoje insuficientes profissionais a outros serviços só torna as soluções mais distantes. Esses leitos especializados em uma área com altíssima e crescente demanda são muito raros no estado, e já tem capacidade instalada no São Pedro”. Foram debatidas alternativas que possam promover o equacionamento da falta de pessoal do São Pedro, no mais curto espaço de tempo. 

Também participaram do encontro a chefe da Divisão de Políticas Transversais da SES, Marilise Fraga de Souza, a diretora técnica do HPSP, Liliane Dias de Lima, e o representante dos médicos residentes em Psiquiatria na instituição, Raimundo Pereira Cardoso Jr.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
SEGUROS