Núcleo de Psiquiatria do Simers se reúne com Secretário de Saúde de Porto Alegre para tratar sobre demandas em saúde mental
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers se reúne com Secretário de Saúde de Porto Alegre para tratar sobre demandas em saúde mental

Compartilhe

18/04/2022 19:17


O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-Geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti Machado, estiveram reunidos com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, para tratar sobre demandas referentes à saúde mental. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14, na sede da pasta. 

 

Em um primeiro momento, o Simers levou ao secretário a preocupação da entidade com a necessidade de se viabilizar e garantir exames complementares para os pacientes internados no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), demanda recorrente dos profissionais médicos. Pelas negociações, envolvendo a Direção do São Pedro e Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), caberia à Prefeitura de Porto Alegre proporcionar o quantitativo de exames solicitados, tendo em vista maior estrutura e resolutividade aos profissionais, e assistência mais qualificada aos pacientes. No encontro, Sparta se comprometeu em atender à demanda rapidamente, pauta que vem sendo tratada pelo Grupo de Trabalho criado pelo Simers para buscar soluções que garantam a qualificação e expansão da assistência no São Pedro, e que é composto pela Direção do HPSP, a SES/RS, o MP-RS e o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do São Pedro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Deputado Thiago Duarte. 


De acordo com o psiquiatra Fernando Machado: “são exames como tomografia computadorizada, eletroencefalograma, ecografia e ressonância magnética, considerados imprescindíveis para o diagnóstico, acompanhamento e enfrentamento de intercorrências dos pacientes internados no hospital”.


Durante o encontro, o coordenador do NuPsiq-Simers abordou os problemas enfrentados por pacientes e familiares que buscam assistência para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com Fernando Uberti Machado, dados do Movimento Orgulho Autista Brasil-RS (MOAB-RS) apontam uma demanda reprimida de 600 atendimentos especializados na área, somente em Porto Alegre. Foram debatidas possibilidades de enfrentamento imediato a esse cenário, na forma da contratação emergencial de profissionais especializados, em regime de mutirão, além do papel estrutural do Centro de Referência em Autismo, que deve ser inaugurado em julho desse ano, para possibilitar o atendimento contínuo à demanda existente quanto a pacientes com TEA.


O secretário de Saúde da Capital se mostrou sensível ao tema e encaminhou a realização de uma reunião exclusiva para tratar sobre o tema, com instituições especializadas e o Simers. “Um dos maiores pontos de fragilidade hoje para se avançar na assistência de pacientes com TEA é recursos humanos. Seria fundamental uma parceria com o município para garantir uma política sólida de atração e fixação de profissionais, especialmente psiquiatras, viabilizando capilaridade, estruturação e funcionalidade de centros de referência em Porto Alegre, o que pode ser paradigmático a todo o estado”, afirma Fernando.


Também participaram da reunião o diretor adjunto de Atenção Hospitalar e Urgências do município, Francisco Isaias, e o deputado estadual Thiago Duarte, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital São Pedro.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política