Núcleo de Psiquiatria do Simers trata sobre a assistência aos pacientes com transtorno do espectro autista
Defesa

Núcleo de Psiquiatria do Simers trata sobre a assistência aos pacientes com transtorno do espectro autista

Compartilhe

29/03/2022 16:10

Para tratar sobre as demandas relacionadas ao contexto de tratamento do transtorno do espectro autista (TEA), o diretor-geral e Coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti Machado, recebeu a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil-RS (MOABRS), Luciana Mendina. 

No encontro, Luciana relatou os problemas enfrentados por pacientes e familiares que buscam assistência a essa condição de saúde. Segundo ela, existe uma demanda reprimida de 600 atendimentos especializados na área em Porto Alegre.

De acordo com Uberti, “esse é um tema que precisa de atenção imediata, no sentido de equalização das filas de espera, mas fundamentalmente uma abordagem estrutural, para Porto Alegre e Interior. Nesse aspecto, o ponto central parece ser uma política sólida de atração e fixação de profissionais, especialmente Psiquiatras, viabilizando capilaridade e estruturação de centros de atenção regional”.  

No próximo dia 2 de abril, é o Dia Mundial do Autismo, data que busca conscientizar a sociedade sobre o tema. 

Ficou estabelecido na reunião a atuação conjunta do Simers junto à Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e outras instituições, para construir soluções imediatas e estruturais à desassistência para pacientes e rede de suporte de portadores de TEA.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política