O que esperamos para a saúde
Defesa

O que esperamos para a saúde

Compartilhe

03/11/2022 10:37

Artigo publicado na edição do jornal Correio do Povo, de 2 de novembro.

 

O que esperamos para a saúde

Marcos Rovinski

            Eleição superada, conhecidos os novos governantes e legisladores, chegou a hora de união e de trabalho pelas prioridades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Entre elas, a saúde se ergue como uma das primeiras necessidades, eis que precisa garantir pleno atendimento da população e condições adequadas para que os profissionais exerçam suas atividades.

 

            Vivenciamos mais de um ano e meio de tempos críticos pela pandemia. Superada a crise maior, é hora de observar outras que estão no horizonte do setor. Em nível federal, por exemplo, é urgente um reestudo das faculdades de medicina existentes, invertendo a lógica da quantidade para a qualidade. Deve-se, ainda, valorizar os médicos aqui formados, com plano de carreira e o fim da contratação de estrangeiros sem exame de revalidação.

 

         Outra prioridade é um piso salarial profissional e maior garantia aos contratos, dando segurança ao exercício das funções. É também essencial revisar o financiamento do SUS, com mais valorização do ato médico, assegurando condições de trabalho, remuneração adequada e atendimento das principais necessidades da população.

 

         No Rio Grande do Sul, esperamos justa relação no que diz respeito ao IPE-Saúde, com previsibilidade da remuneração. Entre as prioridades, devem estar a reestruturação do atendimento de saúde mental, dos centros obstétricos, emergências pediátricas e pequenos hospitais, garantindo a assistência adequada aos cidadãos. É imperioso um novo olhar sobre a medicina legal, bem como um reforço na luta contra o exercício ilegal da medicina.

 

         Os médicos gaúchos sabem de sua responsabilidade profissional e social. E o Simers será parceiro, como sempre, na busca de soluções e recursos para fortalecer o setor. Quando se trata de qualificar a saúde, estamos abertos para avançar. Desejamos sucesso aos novos governantes, e que sempre estejam inspirados pelo bom senso. Estamos juntos no propósito de melhorar a saúde dos brasileiros, valorizando o papel dos médicos nessa permanente construção.

 

         Presidente do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul)

 

 

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política