PL que estabelece novas regras para formação médica é pauta de reunião entre Simers e deputado federal Sóstenes Cavalcante
Medicina

PL que estabelece novas regras para formação médica é pauta de reunião entre Simers e deputado federal Sóstenes Cavalcante

Compartilhe

09/02/2022 11:44

O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, representou a entidade em uma reunião com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM). O encontro virtual ocorreu na tarde desta terça-feira, 8, e teve como objetivo debater o PL 5778/2016, que estabelece novas regras para a abertura de vagas em Programas de Residência Médica e faculdades de Medicina no país, tornando vinculativo parecer favorável da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para expansão de vagas para residentes, e endurecendo critérios de avaliação periódica das escolas médicas. 

Uberti destacou a importância do projeto e afirmou que o Simers é favorável à aprovação. O diretor ainda salientou a preocupação da entidade com a qualidade do ensino médico no Brasil, e a adoção de uma política estrutural de atração e fixação de profissionais ao sistema público de saúde.

Existem no País cerca de 500 mil médicos ativos, o que representa média de 2,4 profissionais por mil habitantes. O número é superior aos 2 profissionais/mil hab. indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Temos número suficiente de médicos no Brasil. O que falta é política estrutural de atração e fixação dos profissionais para que tenhamos uma distribuição mais adequada entre os municípios", afirmou o diretor-geral do Simers. 

Cavalcante é relator do projeto na Comissão de Saúde da Câmara Federal e se comprometeu em levar os apontamentos do Simers em consideração. Após passar pela Comissão de Educação, a matéria ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir a plenário.

Tags: Médicos Medicina Residência Médica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política