Presidente do Simers participa da formatura do Programa de Residência Médica do HED e homenageia residentes veteranos
Medicina

Presidente do Simers participa da formatura do Programa de Residência Médica do HED e homenageia residentes veteranos

Compartilhe

17/02/2023 14:59

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou da formatura do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles (HED), realizada na noite desta quinta-feira, 16, no Salão Nobre da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa). Rovinski, que também é assessor da Comissão de Prontuários e Óbitos do hospital, integrou a mesa de autoridades, ao lado do diretor vice-presidente, Romeu Fuchs; do superintendente Administrativo, Odacir Rossato; do superintendente Médico, Ricardo Guterres; e do coordenador da Comissão de Residência Médica, Oscar Leite.

Ao todo, 38 profissionais receberam o certificado de especialista, nas áreas de Anestesiologia, Cirurgias Básica, Geral e Plástica, Clínica Médica, Coloproctologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Mastologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O HED foi o primeiro hospital privado a abrir Residência Médica no Rio Grande do Sul. Ao longo de cinco décadas, mais de 800 profissionais foram formados pela instituição, contribuindo para a qualificação da medicina no Estado.

Homenagem aos Residentes

Durante a solenidade, Marcos Rovinksi prestou homenagem aos residentes veteranos do HED, Ricardo Guterres, superintendente Médico, e Írio Ferreira Bicca, preceptor da Residência de Urologia e que também realizou o primeiro plantão como doutorando na inauguração do hospital.

Na oportunidade, o presidente do Simers também parabenizou os recém-formados em suas especialidades, destacando a importância da qualidade na formação dos médicos. “Buscar a residência é uma iniciativa valiosa e que, com certeza, será um diferencial no mercado de trabalho, onde vemos um crescimento desordenado dos cursos de Medicina e a falta de preocupação com a qualificação destes profissionais”, destacou Rovinski, que é endocrinologista no HED. 

Ele ainda falou sobre a necessidade de aprimoramento científico dos médicos especialistas, que devem acompanhar os avanços da ciência, sem esquecer o lado humano de quem busca atendimento. “Nenhuma máquina vai substituir a relação médico-paciente, tão valiosa em meio ao desafio de curar e amenizar o sofrimento daqueles que nos procuram”, destacou.

Rovinski colocou o Simers à disposição dos médicos, no fortalecimento da categoria. “O Sindicato Médico acredita que a união de propósitos é fundamental para garantir melhores condições de trabalho e valorizando a todos que escolheram essa nobre profissão”, afirmou.

 

Tags: Médicos Medicina Residência Médica Hospital Ernesto Dorneles Formação especialidades

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política