Primeira etapa do Trote Solidário do Simers 2020 envolverá 20 faculdades de Medicina do Estado
A Vida

Primeira etapa do Trote Solidário do Simers 2020 envolverá 20 faculdades de Medicina do Estado

Compartilhe

09/03/2020 00:00

Ação mobiliza estudantes de diversas faculdades de Medicina do Estado

Ação mobiliza estudantes de diversas faculdades de Medicina do Estado

A primeira etapa do Trote Solidário 2020, uma iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico (NAS), começa no dia 13 de março. A campanha envolverá estudantes de 20 faculdades de Medicina do Estado, em 14 cidades gaúchas. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados, tampinhas plásticas e livros de pré-vestibular. A primeira etapa termina no início de abril. (Confira abaixo as datas e as cidades)

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, as atividades ocorrerão em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. A segunda etapa deverá ocorrer em agosto deste ano.

Na sexta-feira ocorre a doação de sangue pelos estudantes
Na sexta-feira ocorre a doação de sangue pelos estudantes

Na edição de 2019 do Trote Solidário, foram registradas 850 doações de sangue, que beneficiaram mais de três mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram mais de 63 toneladas. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 120 mil pessoas. Também foram arrecadados mais de 850 quilos de tampinhas plásticas e cerca de quatro mil livros pré-vestibular. 

No sábado são arrecadados alimentos nos supermercados
No sábado são arrecadados alimentos nos supermercados

O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, ressalta que o Trote Solidário consolidou uma transformação cultural nas faculdades de Medicina. “Atualmente, o ingresso na universidade não é mais marcado por humilhação ou assédio, mas sim por empatia e pela ressignificação do que é ser médico”, afirmou. Souza destacou o envolvimento de diversos setores da sociedade no Trote Solidário – neste ano o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense será um dos apoiadores. “Esperamos que esta edição bata recordes em engajamento e arrecadação, ampliando nosso trabalho e o conceito que a iniciativa traz”, concluiu. 

A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. 

Confira as datas:

13 e 14 de março: Lajeado, Erechim e Ijuí

20 e 21 de março: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo

27 e 28 de março: Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana e Santa Maria

03 e 04 de abril: Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Passo Fundo

Tags: Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Universidades

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política