Projeto inédito do NuPsiq – Simers para prevenção em saúde mental dos médicos residentes no Estado recebe o aval da Cerem-RS
Defesa

Projeto inédito do NuPsiq – Simers para prevenção em saúde mental dos médicos residentes no Estado recebe o aval da Cerem-RS

Compartilhe

14/04/2023 11:54

O projeto inédito de prevenção em saúde mental a médicos residentes gaúchos, capitaneado pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq -Simers), foi aprovado na terça-feira, 4, em plenária da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-RS). A ideia surgiu a partir de um levantamento realizado pela entidade médica gaúcha, em 2021, para medir o impacto psiquiátrico da pandemia sobre médicos e estudantes de Medicina do Estado. Além disso, o Simers tem sido muito demandado, nos últimos anos, por médicos residentes, preceptores e supervisores de Programas de Residência Médica, no que se refere a demandas relativas à saúde mental de especializandos.

 
A partir disso, o NuPsiq-Simers criou um Grupo Técnico (GT), com a presença de diversas instituições representativas e científicas, o qual se debruçou sobre o tema em suas diversas nuances, por meses. Foi definido o escopo e formato operacional do projeto, com foco em redução de estigma e prevenção em saúde mental, associado à identificação de riscos. O objetivo é que, após seguimento e eventuais ajustes necessários, o projeto possa ser nacionalizado, através da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 

Para o diretor-geral e coordenador do NuPsiq – Simers, o psiquiatra Fernando Uberti, o apoio da Cerem-RS é fundamental para que o projeto saia do papel e garanta a redução de estigma, identificação de riscos e prevenção entre os profissionais. “O estudo tem como objetivo descrever o perfil dos médicos residentes gaúchos quanto à saúde mental, para que possamos ter dados consistentes e estabelecermos ações efetivas baseadas neles”, destacou Uberti.

 

Durante a apresentação, a presidente da Cerem-RS, Tânia Resener, informou que vai buscar nomes entre os Supervisores dos PRMs para compor o grupo de execução do projeto. na próxima semana. “Dessa forma, vamos compor uma câmara técnica para colocar em prática a pesquisa”, afirmou.

 

A pesquisa


De acordo com o coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, um dos componentes do GT que formulou o trabalho, Wagner De Lara Machado, e a aluna Danielle Louize Almeida Lopes Bueno, os dados serão coletados a partir de uma amostra do número de médicos residentes. Eles vão responder um questionário online, para investigar sintomas de transtornos mentais, uso de álcool e outras substâncias, Burnout, além de características sociodemográficas e laborais.

O projeto será enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS para apreciação e aprovação, em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD) e resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“Sabemos que os médicos residentes enfrentam uma rotina extenuante, marcada por intensas jornadas e preparação para o mercado de trabalho, com reflexos na saúde mental destes jovens médicos, o que foi agravado pelos impactos da pandemia. Por isso vemos a importância dessa iniciativa, que poderá ser levada para outros estados e subsidiar futuras intervenções e estratégias não apenas de prevenção, mas de intervenção precoce em um próximo momento”, ressaltou Fernando Uberti. Através da Cerem-RS, o projeto, denominado + Saúde na Residência, chegará a todos os Programas de Residência Médica no RS.

Tags: Medicina Médicos Psiquiatria Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política