Salve os Centros Obstétricos: Simers divulga campanha e busca apoio da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RS
Defesa

Salve os Centros Obstétricos: Simers divulga campanha e busca apoio da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RS

Compartilhe

06/09/2022 16:12


O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e a coordenadora do Núcleo de Obstetrícia da entidade, Márcia Barbosa, apresentaram a campanha: Salve os Centros Obstétricos à presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RS (Sogirgs), Ana Selma Bertelli Picoloto. O encontro aconteceu na sede do Sindicato, nesta segunda-feira, 6, e contou com a participação do deputado estadual Dr. Tiago, que também é obstetra.


“O apoio da Sogirgs é fundamental. Infelizmente, vemos um fechamento sequencial que leva à desassistência e coloca em perigo a vida das parturientes, que precisam se deslocar para os centros de referência em meio ao trabalho de parto, sem falar no risco aos bebês”, reforçou o obstetra Marcelo Matias.


Em sua fala, a presidente da Associação destacou a importância do tema e convidou o Simers para divulgar a campanha durante o Congresso Sul-brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que será realizado em Gramado, de 15 e 17 de setembro. “Esse é um tema que muito nos preocupa, pois é uma verdadeira violência a paciente ser obrigada a peregrinar para ter o seu direito à assistência garantido”, afirmou Ana.


Números

 

Durante a agenda, os dirigentes do Simers mostraram os dados sobre o fechamento das unidades. Números do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) apontam para o fechamento de 35 estabelecimentos gaúchos, de dezembro de 2018 a julho de 2022. Além disso, no mesmo período, 35% dos leitos na área deixaram de existir.


“O exemplo mais recente aconteceu em Osório, no Litoral Norte, onde eram realizados cerca de 90 nascimentos por mês. Com o fim das atividades, novos nascimentos não serão mais possíveis no município”, alertou Márcia Barbosa. Também participou da reunião o deputado Thiago Duarte.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política