Simers, OAB e Cremers buscam apoio do MPF para reverter crise na Saúde de Canoas
Defesa

Simers, OAB e Cremers buscam apoio do MPF para reverter crise na Saúde de Canoas

Compartilhe

24/02/2023 19:25


A crise histórica na Saúde de Canoas foi pauta de reunião entre o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e o Conselho Regional de Medicina (Cremers) com a procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Ana Paula Carvalho de Medeiros. A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, na sede do órgão, na Capital.

“Viemos buscar o apoio do MPF, para unir forças contra essa crise que se arrasta há anos na Saúde de um dos municípios que mais arrecada no Estado, com três importantes hospitais e que são referência para o atendimento da região Metropolitana”, explica o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias.

Durante a agenda, as entidades fizeram um relato sobre os problemas que vêm sendo constatados ao longo dos anos, desde a gestão até a falta de médicos e demais profissionais, assim como de medicamentos, equipamentos e insumos.

De acordo com Marcelo Matias, uma das medidas a serem tomadas seria a perda da gestão plena da Saúde pelo município e a transferência da gestão ao governo do Estado. “Em maio do ano passado, encaminhamos documentos com a recomendação para a imediata desabilitação do município da condição de gestor pleno dos recursos do Sistema Único de Saúde, pois o que vemos é a falta de condições mínimas de garantir uma assistência com segurança e qualidade à população”, destaca.

Participaram da reunião o vice-presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde da OAB/RS, Lucas Funghetto Lazzaretti, o vice-presidente da OAB/RS – Canoas, Jaime Valverdu, o coordenador da Comissão de Fiscalização do Cremers, Geraldo Pereira Jotz, além das assessorias das entidades.

Tags: MPF Ministério Público (MP) Ministério Público Federal OAB Cremers crise Crise nos hospitais

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política