Simers alerta Santa Casa de Porto Alegre sobre os efeitos da redução de cirurgias eletivas na formação dos médicos residentes
Defesa

Simers alerta Santa Casa de Porto Alegre sobre os efeitos da redução de cirurgias eletivas na formação dos médicos residentes

Compartilhe

05/05/2023 17:04

A redução das cirurgias eletivas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e os impactos no ensino da Residência Médica foi tema de agenda entre o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a direção da instituição de saúde, na tarde desta quarta-feira, 3. A reunião contou com a participação do presidente do Simers, Marcos Rovinski, e a diretora e coordenadora do Núcleo do Médico Jovem (NMJ) da entidade, Bruna Favero, que foram recebidos pela diretora de operações da Santa Casa, Gisele Nader Bastos; a coordenadora e o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Carla Maria De Martini Vanin e Rafael José Vargas Alves; e a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto, Roberta Almeida.

Os dirigentes do Sindicato repassaram a preocupação dos futuros especialistas com a queda no número de cirurgias na Santa Casa, que é o hospital-escola para 440 médicos dos Programas de Residência Médica da UFCSPA, tema que já havia sido tratado com a direção da Santa Casa, no mês de janeiro. “Recebemos as manifestações dos médicos, apreensivos com a queda no número de procedimentos, o que afeta a prática e, consequentemente, a formação em uma instituição que é referência no ensino na área da Saúde”, ressaltou o presidente do Sindicato.

Durante a reunião, a direção da instituição destacou que a medida foi implementada para tentar equilibrar o déficit do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a assistência pública representa 70% nos sete hospitais do complexo, incluindo o Dom João Becker, em Gravataí, do qual a Santa Casa é mantenedora desde 2018.

Entretanto, o Sindicato destacou a necessidade de os gestores repassarem o atual quadro para conhecimento dos residentes e se colocou à disposição da Santa Casa, no que se refere à defesa dos jovens médicos. “O Simers está sempre voltando às suas ações para garantir a qualidade no ensino da Medicina, o que vai refletir em uma melhor assistência à população”, ressaltou a diretora Bruna.

Tags: Santa Casa de Misericórdia Porto Alegre Residência Médica Médicos residentes Ensino médico qualidade na assistência

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política