Simers apresenta a campanha S.O.S. - Emergência Pediátrica no Hospital da Criança Conceição
Defesa

Simers apresenta a campanha S.O.S. - Emergência Pediátrica no Hospital da Criança Conceição

Compartilhe

26/04/2022 14:09

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Luciana Mesko esteve no Hospital da Criança Conceição, na tarde desta segunda-feira, 25, para apresentar a campanha do Núcleo de Pediatria da entidade médica: “S.O.S. - Emergência Pediátrica”. A campanha busca conscientizar os governantes na defesa da assistência às crianças no Estado, que têm sofrido com falta de leitos e atendimentos de “portas abertas”. Durante a visita à instituição, a equipe da entidade conversou com a diretora técnica, Lúcia Osório, que pode explicar a situação do hospital e garantir melhorias, como a contratação de mais um profissional para atender demandas que chegam a cerca de 200 atendimentos novos por dia. 

“Atendemos em média 280 pacientes por dia e mais de 400 no ambulatório, nas especialidades. O que não tivemos no período da pandemia, agora tem se apresentado bem mais agravado. Há grande procura por atendimento, principalmente no período da noite.”, salienta.

Já na emergência do Hospital da Criança, durante a estada da equipe, tinham cerca de 40 pacientes infantis aguardando para o atendimento, configurando-se superlotação.  O quadro percebido pela diretora do Simers e assessores, assim como em outros hospitais com atendimento infantil, é reflexo do fechamento de mais de 100 leitos só na Capital, o que congestiona e sobrecarrega hospitais como o HCC que atualmente dispõe de 19 leitos.
  
Em conversa com os médicos plantonistas, se percebe uma sobrecarga de trabalho e a necessidade de medidas por parte do governo e administração hospitalar para a contratação de profissionais que ocasionalmente foram remanejados durante o período da pandemia e que não foram substituídos após este período. 

A entidade médica segue realizando ações como conversas com governantes, gestores hospitalares e debates com a sociedade para que haja uma solução na demanda apresentada, já que o inverno se aproxima e com ele um aumento na procura por profissionais desta faixa etária.

 

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política