Simers apresenta Raio X dos CAPS para Secretaria Estadual da Saúde e busca qualificação da assistência em saúde mental
Defesa

Simers apresenta Raio X dos CAPS para Secretaria Estadual da Saúde e busca qualificação da assistência em saúde mental

Compartilhe

06/09/2022 15:49

A expansão e a qualificação da assistência em saúde mental para os gaúchos foi pauta de agenda do diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers), Fernando Uberti, com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), Marilise Fraga de Souza. A agenda aconteceu na tarde desta segunda-feira, 5, na sede do Sindicato, e contou com a participação da psicóloga e especialista em Saúde da pasta, Bárbara Paetzel.


Na oportunidade, Fernando apresentou o relatório do projeto “Raio X dos CAPS”, uma iniciativa idealizada e executada pelo Simers para promover o diagnóstico da real situação de todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado. A pesquisa iniciou em 2021 e pretende alcançar todas as 222 unidades, com informações sobre infraestrutura física, recursos humanos e insumos/equipamentos.

 

“Estamos envolvendo lideranças municipais, estaduais e nacionais nesse processo de apresentação do diagnóstico, e verificando as possibilidades de ação articulada entre as diferentes instâncias, no sentido de soluções. Isso passa por uma política estrutural de contratação e fixação de psiquiatras no setor público, ampliação, reforma e construção de sede própria das unidades, assim como a inclusão de medicamentos mais modernos para o tratamento dos pacientes, principais pontos de carência que foram relatados na pesquisa”, afirma o coordenador do NuPsiq-Simers, que também é psiquiatra.

 

Durante o encontro, Marilise destacou a importância do trabalho realizado, que vai contribuir para que o governo estadual estabeleça ações mais efetivas à assistência ambulatorial em saúde mental. “O relatório vem reforçar a necessidade de melhorias, tanto de recursos financeiros e humanos, bem como de espaço físico a esses importantes aparelhos de saúde. O estado está disposto a contribuir nesse processo, dentro do seu alcance. Também estamos inclinadas a agregar novos indicadores a serem avaliados em nossas monitorizações periódicas, e que foram considerados nessa ampla pesquisa do Simers”, destacou a gestora.

 

Nas próximas semanas, deve ser organizada reunião entre Simers, SES-RS e Secretarias Municipais de Saúde das 15 cidades mais populosas vistoriadas no “Raio X dos CAPS”, para aproximação de gestores municipais, apresentação de dados segmentados por município e articulação de medidas resolutivas aos problemas encontrados.

Tags: Medicina Médicos CAPS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política