Simers debate com deputado federal Osmar Terra demandas de saúde mental
Medicina

Simers debate com deputado federal Osmar Terra demandas de saúde mental

Compartilhe

09/07/2021 11:52

Integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizaram reunião com o deputado federal Osmar Terra para tratar sobre demandas de saúde mental no Estado. O encontro virtual ocorreu na tarde desta quinta-feira, 08, e foi conduzido pelo diretor Fernando Uberti, que é psiquiatra e coordenador do núcleo.

A necessidade de ampliação de leitos foi o primeiro ponto discutido. Uberti informou ao deputado que existem cerca de 250 leitos já aprovados pelas instâncias estaduais, aguardando apenas o cadastramento no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), na esfera federal, para serem abertos.

A inclusão de novos medicamentos psicotrópricos no rol do Sistema Único de Saúde (SUS) foi outro tópico abordado. O Simers tem trabalhado na revisão da lista, para garantir a disponibilização de fármacos considerados mais modernos e eficazes no tratamento de pacientes psiquiátricos, viabilizando qualificação da assistência e economia ao Poder Público.

Por fim, Uberti reforçou com o deputado o posicionamento contrário ao uso do canabidiol em casos sem qualquer comprovação científica de eficácia. Um projeto de lei que trata sobre o cultivo doméstico de maconha para uso próprio está em tramitação na Câmara Federal, mas algumas bancadas já manifestaram contrariedade.

Terra, que é médico e tem a saúde como uma de suas principais bandeiras políticas, se mostrou disposto a contribuir com as pautas. Ao parabenizar o Simers pelo trabalho, o deputado sugeriu que a entidade médica também leve as pautas ao conhecimento dos outros trinta parlamentares gaúchos, de modo a conquistar mais apoio na Câmara Federal. “Reconheço a importância do trabalho dos psiquiatras e das políticas de saúde mental, em especial no que diz respeito ao combate às drogas”, salientou.

Tags: Simers Saúde Mental medicamentos Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política