Simers debate projeto de doulas em Santa Maria
Defesa

Simers debate projeto de doulas em Santa Maria

Compartilhe

09/03/2022 14:33

O vice presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e a diretora da entidade médica e responsável pelo Núcleo de Obstetrícia, Márcia Barbosa, conversaram na manhã desta quarta-feira, 9, com representes do vereador Paulo Ricardo Siqueira de Santa Maria, sobre o projeto de lei de sua autoria que trata da atividade de doulas no município. Conforme Matias, a atuação das doulas é bem vista desde que não fira os princípios de equidade, igualdade, gratuidade e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Dessa forma, Matias sugere que auxiliares de enfermagem dos Centros Obstétricos se qualifiquem como doulas para oferecer este acompanhamento às gestantes, sem qualquer cobrança, no momento do parto. E assim, de acordo com o vice-presidente do Simers, haverá uma convergência de ações e informações importantes da equipe para que o parto normal aconteça da melhor forma ou outros procedimentos sejam adotados, conforme a autonomia médica. 

 

A diretora Márcia Barbosa destacou que o Simers se coloca à disposição do parlamentar para novos esclarecimentos, inclusive em termos de redação do projeto de lei para que esteja de acordo com a legislação nacional e possa ser uma contribuição efetiva para parturiente e equipes de profissionais da saúde, em particular os médicos.

Tags: Medicina Médicos Doulas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política