Simers defende a reestruturação do IPE-Saúde e valorização dos médicos
Defesa

Simers defende a reestruturação do IPE-Saúde e valorização dos médicos

Compartilhe

01/03/2023 02:56

A necessidade urgente de reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde) foi defendida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em reunião realizada na noite desta terça-feira, 28, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado. A iniciativa chamada "SOS IPE - Evento pela vida" foi organizada pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte e contou com a presença de entidades ligadas à área da Saúde e médicos credenciados ao Instituto.

Em sua fala, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, lembrou que os honorários pagos aos procedimentos médicos hospitalares não têm reajuste há 12 anos, bem como chega a quatro meses o atraso na remuneração aos profissionais. "Esperamos que os gestores do IPE-Saúde e o governo do Estado adotem as medidas necessárias para a valorização dos médicos, adequando os honorários em níveis compatíveis com a responsabilidade dos profissionais", afirmou. 

Rovinski, que esteve acompanhando do diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, e do diretor da entidade, Daniel Wolff, destacou que o comportamento da autarquia está penalizando os médicos. "Ao longo dos anos, o Sindicato e as entidades vêm apresentando ao governo as propostas de reajuste e sempre esteve aberto às negociações. Infelizmente, nunca tivemos resultados", ressaltou.

AGE no Simers
Nesta quinta-feira, 2, será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na sede do Simers, reunindo os médicos credenciados ao IPE, para dar continuidade à mobilização na defesa não apenas do Instituto e dos médicos, mas, também, dos usuários. Já no dia 8 de março, uma agenda vai reunir as entidades da Saúde com o secretário-chefe da Casa Civil do RS, Artur Lemos. Além disso, também irá ocorrer uma Audiência Pública da Comissão de Saúde do Estado, na sede da Amrigs. 

Homenagem
Na abertura da reunião, o médico Guilherme Sander reforçou a importância da luta na defesa dos médicos e lembrou a atuação incansável dos profissionais na linha de frente no combate à Covid-19. Foram homenageados os 27 médicos gaúchos que perderam a vida no auge da pandemia, com a leitura do nome de cada médico. "A categoria não fugiu à luta e os profissionais colocaram a própria vida em risco, assim como a de seus familiares", reforçou.

Participaram da reunião na Alergs a conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM), Tatiana Della Giustina; o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Carlos Sparta; o presidente da Associação Médica do RS (Amrigs); o superintendente da Federação das Santas Casas, André Emílio Lagemann, além de demais entidades representativas do setor.

Tags: Médicos Medicina IPERGS IPE-Saúde Assembleia Legislativa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política