Simers e Comissão de Saúde da OAB-RS definem ações em conjunto pela qualificação da assistência em saúde mental no Estado
Defesa

Simers e Comissão de Saúde da OAB-RS definem ações em conjunto pela qualificação da assistência em saúde mental no Estado

Compartilhe

14/09/2022 17:57


Como parte de um amplo projeto de aproximação com outras instituições determinantes ao debate sobre Saúde no Estado, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve reunido com a Comissão Especial do Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), na tarde desta terça-feira, 13. 


Na oportunidade, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, e o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade (NuPsiq-Simers), Fernando Uberti, foram recebidos pela presidente da Comissão, Mariana Diefenthäler, pelo vice-presidente, Lucas Lazzaretti, e pelo presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB-RS, Ivan Pareta.


Após o relato do Simers sobre dificuldades estruturais do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) e do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), incluindo falta de pessoal, infraestrutura física e rede de exames complementares, Simers e a OAB gaúcha definiram por uma série de ações em conjunto, como: 
1. Realização de audiência pública, na sede da OAB-RS, para tratar dos dois temas;
2. Vistoria conjunta no HPSP;
3. Formação de um Comitê Interinstitucional Estadual sobre Saúde Mental;
4. Abordagem da OAB-RS junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS), sobre processo seletivo simplificado e emergencial para o São Pedro, com o objetivo de atenuar o grave cenário em recursos humanos na instituição.


"Ficamos muito satisfeitos com os resultados dessa reunião, pois vamos unir forças para tratar de assuntos graves e de relevância para a sociedade, que são a qualidade na assistência em saúde mental para pacientes que precisam destes serviços e a valorização dos médicos que atuam na linha de frente", ressaltou o presidente do Simers.


De acordo com Fernando Uberti, o alinhamento com um importante órgão, como a OAB, é fundamental. "Temos tido muitas dificuldades em avançar quanto ao nosso principal ponto de fragilidade, que tem sido a carência de recursos humanos, especialmente no Hospital São Pedro. A atuação articulada entre Simers e OAB-RS traz novas ideias e mais peso ao nosso movimento pelo fortalecimento da assistência psiquiátrica no estado”.


Na oportunidade, Mariana Diefenthäler convidou o Simers para participar da II Conferência Estadual da Saúde, que vai ser realizada pela OAB-RS nos dias 20 e 21 de outubro. O objetivo é abrir espaço para que o Sindicato possa falar sobre saúde mental, cenário e impacto do tema no Rio Grande do Sul.


Também participaram a psiquiatra e integrante do NuPsiq-Simers, Graziela Stein, o coordenador do Jurídico do Sindicato, Fábio Pheula, assessoria política e de comunicação sindical.

Tags: Médicos Medicina Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política