Simers e Prefeitura da Capital definem as ações para rastrear demandas sobre a saúde ocupacional dos médicos
Médico

Simers e Prefeitura da Capital definem as ações para rastrear demandas sobre a saúde ocupacional dos médicos

Compartilhe

17/02/2023 15:32

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Prefeitura de Porto Alegre realizaram a primeira reunião da iniciativa em conjunto que irá rastrear as demandas médicas na área da saúde ocupacional. O encontro aconteceu na sede da entidade, nesta quinta-feira, 16, quando o presidente do Sindicato, Marcos Rovinski, o diretor de Políticas Estratégicas, Vinicius Souza, e o coordenador do Núcleo de Medicina do Trabalho e Medicina Legal da entidade, Vinícius Mello, receberam o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS), Fernando Ritter.


A parceria inédita entre Simers e Prefeitura foi firmada em janeiro, visando a realização de visitas às equipes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). As ações incluem a participação dos acadêmicos na Medicina do Trabalho, em agendas a serem definidas a partir de março. “É importante reconhecer que a fragmentação dos serviços em saúde ocupacional, pouca valorização do assunto em pautas de ensino, pesquisa e extensão prejudica o trabalhador e os profissionais que cuidam desse trabalhador, como exemplo os médicos”, destacou o coordenador Vinicius Mello.


Ainda em fevereiro, os gestores dos Cerests de Porto Alegre participarão de um dos programas de rádio do Sindicato, o Hipocast, para abordar como se dará o processo bem como traçar um panorama situacional atual na área de saúde do trabalhador. 
 

O que é o Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é um local de atendimento especializado e que atende diretamente o trabalhador, além de servir como uma fonte geradora de conhecimento. Indica se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

Tags: Medicina condições de trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política