Simers em Pelotas: entidade presente no baile comemorativo aos 60 anos da Famed da UFPel
Defesa

Simers em Pelotas: entidade presente no baile comemorativo aos 60 anos da Famed da UFPel

Compartilhe

23/04/2023 11:55

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pelo diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, e do diretor da Região Sul da entidade médica, Marcelo Sclowitz – ambos egressos da instituição de ensino, participou de baile que encerrou em grande estilo a primeira etapa das comemorações dos 60 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed/UFPel). O evento, que teve a presença de 200 pessoas, ocorreu no sábado, 22, no Clube Caixeiral, Centro Histórico de Pelotas. Além do baile, que teve música ao vivo com a banda Retrovibe, foi servido um jantar especial.
 
A agenda comemorativa começou pela manhã, com a solenidade de entrega da reforma do prédio da Faculdade, obra orçada em R$ 300 mil. Os recursos foram captados junto aos egressos da unidade, conhecida como Leiga. Para setembro está previsto o lançamento do livro que contará a história da Famed. A pesquisa, coordenada pela professora Lorena Gill, do Departamento de História da UFPel, está em processo de escrita e edição.  

 

A participação do Simers mereceu destaque na fala da médica Julieta Fripp, diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, durante o curto espaço dedicado às homenagens. Disse ela: “Quero agradecer ao Simers, nosso patrocinador ouro, pela expressiva doação para a realização desta festa, em especial ao doutor Grossi, um grande parceiro que nesta manhã esteve na inauguração do prédio, quero contar com o Simers para muitas outras coisas, dentre elas o museu da Leiga, que nós vamos revitalizar”, disse.

 

Professores e ex-alunos

 

O baile contou ainda com a presença de professores da ativa e aposentados, de representantes de departamentos e de ex-diretores, como César Borges, reitor da UFPel por três mandatos, e José Aparecido Granzotto, fundador da Residência Médica da Famed e presidente da Associação de Egressos. Ex-alunos hoje radicados em outras cidades do Rio Grande do Sul e de outras unidades da federação (como Santa Catarina, São Paulo e até de Roraima) também se deslocaram até Pelotas para prestigiar a agenda comemorativa deste sábado.

 

A coordenadora do colegiado, médica Sílvia Macedo, foi chamada para em nome da unidade recepcionar os presentes: “É um grande prazer reunir esta família, a família Leiga, da qual faço parte há 26 anos, aprendi a amar e a ter orgulho dessa escola, tudo que a gente tem feito é tentar manter esta tradição de formação de bons médicos”. Sílvia chamou atenção ainda para o reconhecimento entre os profissionais da Medicina pelo cuidado com que os egressos da Leiga desenvolvem em relação aos pacientes. “Somos reconhecidos em todo o Brasil pela relação médico-paciente, e assim temos trabalhado, uma distinção que nos ajuda a figurar entre as 20 melhores escolas de Medicina do Brasil, entre as 100 melhores do mundo”, disse.
 

A ginecolgista w hoje psicanalista, Laura Ward da Rosa, egressa da primeira turma, formada em 1968, foi a principal homenageada da festa. “É uma emoção enorme estar aqui nesta casa, para nós, que enfrentamos as dificuldades da iniciação do curso médico, ver o florescimento desta casa é gratificante, agradeço muito esta gentileza, quero continuar sempre colaborando e visitando nossa faculdade, a nossa casa”.

 
Colega de Laura na primeira turma de formandos, da qual também foi orador na cerimônia de colação de grau, o médico Gley Silva de Pacheco Costa também foi chamado a se manifestar. Coordenador do grupo que realiza as reuniões anuais da turma, ele ressaltou o afeto que sente pela instituição: “Como integrante da primeira turma, tenho grande amor por essa faculdade - assim como a Laura, estamos em plena atividade após 55 anos de atuação, e nessa longa trajetória sempre mantive no peito o emblema da Leiga”.

Fotos: Roberto Ribeiro e Paulo Rossi

Tags: Médicos Medicina Pelotas UFPel 60 anos da FAMED - UFPel

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política