Simers envia ofício ao Cremers em busca de parecer sobre regularidade de teleconsultas psiquiátricas
Defesa

Simers envia ofício ao Cremers em busca de parecer sobre regularidade de teleconsultas psiquiátricas

Compartilhe

22/07/2021 10:48

Motivado por relatos de inconformidades no Programa Regula Mais Brasil, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) oficiou, na última semana, o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers). O objetivo é obter um parecer definitivo da instituição sobre a regularidade de teleconsultas psiquiátricas interestaduais sem a necessidade de registro do médico no local em que situado o paciente. A intenção do Simers é esclarecer os limites atuais, tendo em vista relatos de ato médico frente a pacientes gaúchos sem que o médico tenha registro no CRM-RS.

Originalmente, o Programa Regula Mais Brasil se restringe a utilizar ferramentas de telessaúde para viabilizar a regulação ou o manejo de condições clínicas de pacientes entre médicos da Atenção Primária à Saúde e especialistas situados em outros Estados, através de teleconsultoria de mútuo apoio. Já a inscrição secundária é requisito para a atuação médica junto ao paciente em jurisdição diversa ao CRM da inscrição principal. 

O tema envolve Cremers, Conselho Federal de Medicina (CFM), Secretaria Executiva do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, que lidera o programa e emitiu manifestação pela regularidade da operação em razão do estado de emergência que a saúde enfrenta.
 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política