Simers faz alerta sobre possível colapso do sistema de saúde
A Luta

Simers faz alerta sobre possível colapso do sistema de saúde

Compartilhe

10/06/2020 00:00


O diretor Eduardo Dias participou, nesta quarta-feira (10/06), da reunião virtual da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que tratou dos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre as demais áreas de atendimento da saúde.

A pauta foi centrada nos seguintes itens: exatidão dos números de atendimentos; onde residem os principais problemas; procurar soluções e obter informações a serem repassadas à população sobre os demais atendimentos de saúde, especialmente dos pacientes com doenças crônicas, como os oncológicos, renais e transplantados.

Na sua manifestação, o diretor do Simers disse que é relevante que os pacientes não deixem de manter os seus tratamentos, pois poderão ter agravamento de suas doenças e maior risco de sequelas. Outro ponto destacado por Dias é o fato de que a crise econômica ocasionada pela pandemia deverá fatalmente sobrecarregar o Sistema Único de Saúde (SUS), já que muitas pessoas não conseguirão manter seus atendimentos junto aos planos de saúde.

Dias ainda abordou o problema financeiro que atravessam diversas instituições hospitalares, sendo que algumas delas estão, inclusive, suspendendo procedimentos em virtude da falta de material. Ele defendeu a importância de discutir os fluxos de atendimento, incluindo as participações dos usuários e hospitais. Para o diretor do Simers, é fundamental que sejam identificadas novas fontes de financiamento para o sistema de saúde, além de ampliar a capacidade de abrangência dos centros de referência, pelo menos neste período.

Tags: Assembleia Legislativa coronavírus Covid-19 pandemia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política