Simers identifica atraso nos salários dos médicos intensivistas da Santa Casa de Pelotas e fechamento de leitos de UTI
Defesa

Simers identifica atraso nos salários dos médicos intensivistas da Santa Casa de Pelotas e fechamento de leitos de UTI

Compartilhe

05/04/2023 17:02

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do diretor da Região Sul, Marcelo Sclowitz, realizou visitas técnicas ao longo da última terça-feira, 4, em dois hospitais de Pelotas: Pronto Socorro (PSP) e Santa Casa de Misericórdia. A primeira agenda realizada pela Entidade sindical foi no PSP, onde a comitiva foi recebida pela diretora da instituição de saúde, Odineia Farias da Rosa, após a administração ser oficiada pelo Simers. Na pauta, a emergência pediátrica; contratação de mais um médico pediatra (0h às 8h), indispensável para o bom fluxo dos atendimentos, que de acordo com a legislação do Conselho Federal de Medicina, recomenda a divisão dos profissionais em: porta de entrada, pacientes internados/em observação e sala de emergência.


Alguns encaminhamentos serão feitos pela administração do hospital, bem como o Simers seguirá dialogando sobre as pautas com o PSP nos próximos meses, visando a contratação de novos plantonistas.


Seis meses de atrasos salariais e 10 leitos de UTI extintos

 

Na noite do último dia 4, o diretor Marcelo Sclowitz, acompanhado das Assessorias Jurídica e Política do Simers, reuniu-se na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas com médicos intensivistas vinculados à instituição, onde foi verificado o inadimplemento dos salários com os médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde novembro do ano passado. Outro fato grave identificado foi o fechamento de 10 leitos de terapia intensiva e que não foram realocados em outras instituições da região, o que contribui para uma sobrecarga no sistema de saúde e coloca em risco a saúde coletiva.

 

O Simers irá oficiar a Santa Casa sobre estes temas e aguardará retorno.

Tags: Médicos Medicina Pelotas Hospital Santa Casa de Misericórdia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política