Simers integra primeira reunião do ano da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina
Medicina

Simers integra primeira reunião do ano da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina

Compartilhe

29/03/2021 17:42

Nova direção, homenagens e premiação foram os destaques da reunião virtual da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina realizada no sábado (27), que teve a participação do vice-presidente do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), Marcos Rovinski. A mudança na direção da Academia vai ocorrer na eleição de 24 de abril. Será uma chapa única tendo como presidente Luiz Lavinsky, que vai substituir a Carlos Henrique Menke pelo mandato de um ano.

Outro ato importante na reunião foi a aprovação da presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora Nadine Clausell, como membro honorária da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina. Na sequência da reunião, houve homenagens póstumas aos médicos que faleceram recentemente. O cardiologista Ivo Nesralla, que nos anos 1960 foi pioneiro em cirurgia torácica e cardiovascular, o neurologista Ivan Izquierdo, um dos maiores pesquisadores de neurociência no Brasil, e o radiologista Dakir Lourenço Duarte, precursor no exame de mamografia em 1968. 

No encerramento, houve homenagem ao cirurgião e professor Marcelo Cypel, gaúcho de Porto Alegre e que é diretor-cirúrgico do maior programa de transplantes de órgãos da América do Norte e atua na Universidade de Toronto, no Canadá. Ele participou da reunião e explicou suas técnicas que tornam mais eficazes os transplantes de pulmões e viabilizam a cura em órgãos respiratórios que estavam condenados. 

O vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski cumprimentou o médico por recuperar, para transplante, pulmões que normalmente seriam descartados, o que já resultou no salvamento de milhares de vidas.

Tags: Médicos Medicina Homenagem Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política