Simers lança Academia de Líderes
Medicina

Simers lança Academia de Líderes

Compartilhe

14/05/2022 18:07

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), lançou neste sábado, 14, a Academia de Líderes, idealizada e coordenada pelo diretor de Políticas Estratégicas da entidade, Vinícius de Souza. A primeira turma, composta por membros da diretoria e indicações, realizou seu encontro inicial no auditório Carlos Sá, do prédio 975 do Simers.

O objetivo é buscar fortalecer conceitos de gestão, liderança, estratégia e política em saúde e medicina. A Academia quer proporcionar aos profissionais a possibilidade de conhecimento que venha agregar ao médico quando o mesmo trabalha com questões administrativas,  estratégicas e políticas.

“É uma iniciativa ousada e ambiciosa. Ela foi projetada  com  elevados padrões de excelência técnica e operacional e busca alcançar o primor de sua missão,” sinalizou o idealizador do projeto, Vinícius de Souza.  

Souza, também foi o primeiro a ministrar a aula, e trouxe aos colegas a análise de cenário e o básico da liderança estratégica, além do panorama do mercado de trabalho médico e seus impactos sociais, a cultura e a adaptabilidade onde atuam. 

Para o médico intensivista há 30 anos, José Luis Toribio Cuadra, é de suma importância a criação de um espaço como este feito pelo Simers, pois segundo o profissional as faculdades de medicina não treinam os médicos para a gestão. “Achei a criação fantástica, pela qualidade técnica do assunto abordado, também para aprimorar  e criar conceitos, pela possibilidade de criarmos cultura e relacionamento com os colegas,” disse.  

Além de atividades interativas durante o período da manhã, o diretor  questionou qual é a perspectiva que os médicos têm hoje para o mercado de trabalho, estimulando os profissionais a pensarem sobre  a sua missão e valores. 

O médico Marcelo Pasa relata que não havia pensado por esse prisma. Conforme o cirurgião torácico, as informações apresentadas pelo ministrante foram excelentes.“Achei muito interessante, pois embora entenda sobre gestão, não havia pensado em utilizar as  ferramentas de gestão para a minha própria carreira”, comentou. 

Esse primeiro dia foi encerrado destacando um exemplo de liderança, dentro da categoria. O médico Germano Bonow foi homenageado com uma placa como forma de agradecimento ao trabalho realizado ao longo dos anos na medicina, em prol da saúde da comunidade e atuação política em defesa dos médicos.     

A próxima turma iniciará no segundo semestre. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail: politicasestrategias@simers.org.br

Tags: Médicos Gestão

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política