Simers lança campanha em defesa da assistência psiquiátrica no Estado
Defesa

Simers lança campanha em defesa da assistência psiquiátrica no Estado

Compartilhe

26/11/2021 22:51

 

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti,  coordena a campanha “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica no Rio Grande do Sul", lançada nesta semana. Conforme Uberti, a iniciativa do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica se estabelece em defesa da saúde mental no Estado, diante da um cenário de déficit de mais de dois mil leitos psiquiátricos no Rio Grande do Sul, e novas intenções de fechamento de leitos, além de precárias condições estruturais em diversas unidades e hospitais especializados em saúde mental.  

Ele explica que a possibilidade de fechamento de vagas atinge várias instituições no Estado, especialmente o Hospital Psiquiátrico de Rio Grande e o Hospital Colônia Itapuã, o que se soma à falta de condições estruturais mínimas para atendimento de qualidade em muitos locais, como no Instituto Psiquiátrico Forense, na Capital. 

Diante desta realidade, é natural afirmar que: “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica no Estado”. 

A campanha objetiva articular junto à sociedade, lideranças políticas e veículos de comunicação ações de fortalecimento, expansão e qualificação da rede de assistência psiquiátrica estadual.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política