Simers lança campanha em prol do Materno-Infantil do São Lucas
A Vida

Simers lança campanha em prol do Materno-Infantil do São Lucas

Compartilhe

10/03/2020 00:00

Presidente do Simers, Marcelo Matias (C), acompanhado dos presidentes da Amrigs, Alfredo Cantalice (E) e do Cremers, Eduardo Trindade

Presidente do Simers, Marcelo Matias (C), com Alfredo Cantalice (E) e Eduardo Trindade (D)

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (9/03), o Simers, em parceria com Amrigs e Cremers, lançou a campanha “Sim Materno-Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS”. 

“Novamente, as entidades em conjunto atuam em nome da medicina. O objetivo da campanha é que a direção do Hospital São Lucas e que a PUCRS revejam as suas estratégias para obter uma melhor administração e manutenção para o ensino e para a assistência prestada às mães, bebês e crianças de nossa cidade”, destaca o presidente do Simers, Marcelo Matias.

A primeira intervenção da campanha foi a entrega de ofícios para as instituições envolvidas (veja a lista completa abaixo), solicitando uma posição oficial sobre o caso. Também criou-se um comitê especial para tratar do assunto e um canal de denúncia via WhatsApp no telefone (51) 982 42 1399 com o objetivo de reunir depoimentos daqueles que se sentirem prejudicados pelo fechamento deste setor do hospital. A fim de agilizar o trabalho, a entidade médica conta com uma força-tarefa do seu setor jurídico.

Lista das instituições oficiadas:

União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA) - Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Irmão Inácio Nestor Etges (Presidente). 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): Irmão Evilázio Teixeira (Reitor) Jaderson Costa da Costa (Vice Reitor), Ir. Manuir José Mentges (Pró-Reitor), Ir. Marcelo Bonhemberger (Pro – Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários), Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli (Pro Reitor de Administração e Finanças) 

Hospital São Lucas da PUCRS: Leandro Batista Firme (Diretor Geral), Saulo Gomes Bornhorst (Diretor Técnico)

Escola de Medicina da PUCRS: Prof. Dr. Jefferson Braga Silva (Decano), Profa. Dra. Margareth Rodrigues Salerno (Decana Associada)

Comissão de Residência Médica da PUCRS: Dr. Carlos Kupski (Coordenador)

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul: Liliane Dreyer da Silva Pastoriz (Promotora de Justiça - Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos)

Ministério Público Federal - Procuradoria da República na 4ª Região: (Claudia Vizcaychipi Paim -Procuradora Chefe).

Reunião no saguão do hospital

Marcelo Matias participou de reunião, pela manhã, no saguão do Hospital São Lucas

Marcelo Matias participou de reunião, pela manhã, no saguão do Hospital São Lucas

O presidente do Simers, Marcelo Matias, foi convidado a participar de encontro com estudantes do HSL na manhã desta segunda-feira. Como não foi autorizado a entrar no local, reuniu-se com cerca de 200 médicos e estudantes acadêmicos de medicina no saguão do hospital. Por duas horas, Matias expôs os fatos e esclareceu dúvidas sobre os possíveis rumos da unidade Materno-Infantil.

Ato público em frente ao hospital, com a participação de estudantes e médicos
Ato público em frente ao hospital, com a participação de estudantes e médicos
Tags: Médicos defesa Salvar vidas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política