Simers lança Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande
Defesa

Simers lança Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande

Compartilhe

24/05/2022 15:16

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), preocupado com a grave situação financeira e assistencial do Complexo Hospitalar Santa Casa, de Rio Grande, deu início oficial à Frente Estadual em Defesa do Hospital.

A Frente, iniciativa da entidade médica, tem como principais objetivos promover maior aproximação interinstitucional entre diversas entidades com peso local, regional e estadual, no cenário representativo, político, acadêmico e empresarial, tornando claras as possibilidades de contribuição de cada ator nesse contexto. Além disso, viabilizar um posicionamento público coeso de sensibilização da sociedade e gestores sobre a importância do Hospital e construir, em conjunto com a Direção da Santa Casa, um plano de ação para sustentabilidade emergencial e estrutural da instituição.

O Complexo Hospitalar Santa Casa é formado por 3 hospitais (Geral, Cardio-Oncologia e Psiquiátrico), totalizando quase 1000 leitos e sendo central à assistência em saúde de Rio Grande, região e estado. Também se constitui, para além do campo assistencial, em importante referência de ensino, contando com inúmeros Programas de Residência Médica, além de ser campo de prática para algumas atividades de cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). “A Santa Casa é uma das maiores estruturas em saúde do nosso estado, com importantíssimo papel assistencial e em ensino. É uma pauta de todo o Rio Grande do Sul, e deve ser trabalhada nas esferas local, estadual e nacional. Acima de tudo, interesses pontuais, mesmo que justos, devem estar agora em um plano secundário. É momento de união pela manutenção e sustentabilidade do Complexo”, afirma o Diretor Geral do Simers, o médico Psiquiatra Fernando Uberti, que está a frente da iniciativa. 

A Frente é composta pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato Médico de Rio Grande (SIMERG), Direção da Santa Casa de Rio Grande, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Rio Grande, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 6 GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS, OAB-Subseção Rio Grande. 

Na próxima semana, deve ser realizada a primeira reunião presencial do grupo, em Rio Grande, para início efetivo dos trabalhos.

Tags: Santa Casa de Rio Grande SIMERG Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS) FURG Assembleia Legislativa SES

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política