Simers lança projeto Embaixador da Psiquiatria e reforça preocupação com a qualificação da assistência em saúde mental no RS
Defesa

Simers lança projeto Embaixador da Psiquiatria e reforça preocupação com a qualificação da assistência em saúde mental no RS

Compartilhe

19/05/2022 09:21


A incidência de depressão leva Porto Alegre a uma posição preocupante no ranking de cidades brasileiras com maior prevalência do transtorno mental. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, o distúrbio coloca a Capital na liderança dos diagnósticos entre as capitais do país. Os dados apontam que 17,5% dos entrevistados no município relatam já ter tido o diagnóstico da doença, enquanto a média chega a 11,3% no País.


Estudos como esse reforçam a preocupação do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq- Simers) com o tema saúde mental. A entidade tem estado na vanguarda de iniciativas de defesa da expansão e qualificação da rede de assistência psiquiátrica, em todo o Estado. O projeto Embaixador da Psiquiatria é mais um exemplo e iniciativa nessa direção.

 
De acordo com o diretor-geral do Simers e coordenador do Núcleo, o médico psiquiatra Fernando Uberti, trata-se de uma iniciativa inovadora, com o objetivo não apenas de aproximar a categoria do Sindicato mas também de capilarizar a presença da entidade médica em todo o estado, alcançar um diagnóstico mais amplo e detalhado sobre saúde mental no Rio Grande do Sul, e construir soluções para os desafios assistenciais enfrentados na área.  
“Vamos nomear médicos psiquiatras que serão verdadeiros guardiões da Psiquiatria e do Psiquiatra, em todos os locais onde tenhamos assistência psiquiátrica no Rio Grande do Sul. Trazendo demandas ao Simers e levando nossas ações e atividades à ponta do sistema”, afirma Uberti. Hoje, o Simers conta com 31 delegacias espalhadas nas mais diferentes regiões do RS, garantindo a defesa e a valorização dos médicos gaúchos.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política