Simers marca presença na solenidade dos 60 anos da Famed/UFPel
Defesa

Simers marca presença na solenidade dos 60 anos da Famed/UFPel

Compartilhe

04/04/2023 09:52

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou da cerimônia de comemoração dos 60 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Leiga – como é conhecida, representado pelo diretor do Interior da entidade, Luiz Alberto Grossi, e pelo diretor da Região Sul, Marcelo Sclowitz. A solenidade no auditório da Faculdade foi realizada na noite de segunda-feira, 3.

 

Foi exatamente nesta data, há 60 anos, que o então presidente João Goulart assinou o Decreto 15.884, que autorizou o funcionamento da Faculdade de Medicina (Famed), responsável por lançar no mercado milhares de profissionais da Medicina com atuação no Município, no Estado, no Brasil e no exterior.

 

O evento marcou a abertura da agenda de comemorações do aniversário da Faculdade, que deve se estender ao longo do ano. O próximo está previsto para o dia 22 deste mês, a partir das 20h, com jantar e baile nos salões do centenário Clube Caixeiral, no Centro histórico de Pelotas.

 

Durante a solenidade, os representantes do Simers entregaram uma placa em homenagem à data, recebida pela atual diretora da Famed, Julieta Fripp. Assinada pelo presidente do Sindicato, Marcos Rovinski, e por Luiz Alberto Grossi, diz o seguinte: “O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) parabeniza a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (FAMED UFPel) pelos seus 60 anos e agradece os relevantes serviços prestados na formação e qualificação de médicos e no desenvolvimento da Medicina.”

 

A diretora da Leiga agradeceu: “É muito importante a presença do Sindicato Médico ao nosso lado, não só nos momentos ruins, mas neste momento de comemorações. Contamos com o Simers em muitas frentes, e essa frente de comemoração dos 60 anos da Famed tem o nosso reconhecimento. Queremos contar com a entidade em todos os festejos que teremos daqui até o final do ano", disse Julieta.

 

“Esta faculdade é muito conceituada. Lançou no mercado médicos e professores fabulosos, todos nós que cursamos a Leiga temos orgulho de termos estudado nesta Faculdade. Tenho lembranças muito boas, os melhores momentos da juventude a gente passou dentro da Leiga, ela faz parte do nosso coração”, disse Grossi, formado em 1976.

 

O diretor da Região Sul do Simers, Marcelo Sclowitz - formado em dezembro de 1998 -, diz que na Famed, além de colegas, fez grandes amigos, “quase irmãos”, e teve acesso a mestres que nesta segunda-feira, durante a solenidade, teve o prazer de rever. “Estou aqui como diretor do Simers, mas sempre, e principalmente, venho aqui como egresso. Na Leiga fiz minha residência no Hospital Escola em Ginecologia e Obstetrícia, mestrado em Epidemiologia e, ainda hoje, tenho a oportunidade de trabalhar com alunos e residentes, transmitindo conhecimentos que acumulei nesses 25 anos de formado. Tenho um vínculo e um carinho muito grande pela instituição que proporcionou minha formação”, afirmou.

 

Seis décadas

 

A Famed chega aos 60 anos com 1.050 estudantes, 125 docentes e 115 técnico-administrativos. Os preparativos para o aniversário começaram ano passado, quando teve início um movimento junto aos milhares de egressos para revitalizar o prédio histórico da instituição.

 

A “vaquinha colaborativa”, que conta inclusive com a participação de egressos da primeira turma, de 1968, coletou os R$ 300 mil previstos no orçamento para execução das obras de pintura da fachada, fundos e laterais do prédio finalizado em 1913, que serviu de residência do empresário Carlos Ritter. O valor inclui também o restauro das aberturas e esquadrias. Objetivo é, posteriormente, partir para a reforma da parte interna e das áreas verdes, além do lançamento de um livro dos 60 anos da Famed, cujo trabalho é coordenado pela professora Lorena Gill, do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel).

 

Tags: Medicina Médicos UFPel

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política