Medicina

Simers participa de painel virtual promovido pela Frente Parlamentar da Medicina, da Câmara dos Deputados

09/03/2021 18:30


Representando o Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), o vice-presidente Marcos Rovinski participou do painel promovido pela Frente Parlamentar da Medicina, da Câmara dos Deputados, e pelo Instituto Brasileiro de Medicina. O encontro virtual ocorreu na noite de segunda-feira (8) e foi mediado pelo presidente da frente, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP/RR).

Com a participação de deputados federais, estaduais, vereadores e representantes de diferentes instituições ligadas à medicina, a reunião teve como objetivo discutir a participação dos médicos nos espaços de poder e na construção de políticas públicas de saúde.

O Revalida, programa de validação de diplomas médicos obtidos no exterior, foi um dos tópicos discutidos na reunião. Desde o ano passado, o Simers tem tratado do tema e se posicionado contra a simplificação do processo de modo a garantir a segurança e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. 

Outro assunto abordado foi a necessidade de redação mais adequada a projetos de lei que utilizam termos como “violência obstétrica”, que, segundo alguns participantes, criminalizam o Ato Médico. Este também é um tema bastante presente nas pautas do Simers. A entidade tem se reunido com vereadores de municípios gaúchos que têm projetos semelhantes na intenção de alertar sobre os prejuízos da nomenclatura para a categoria médica.

SEGUROS