Simers participa de palestra sobre o Dia Nacional da Triagem Neonatal no Hospital Presidente Vargas
Medicina

Simers participa de palestra sobre o Dia Nacional da Triagem Neonatal no Hospital Presidente Vargas

Compartilhe

06/06/2023 17:32

Na tarde desta terça-feira, 6, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pelo coordenador do Núcleo de Pediatria, Daniel Sauer Wolff, participou do evento sobre o Dia Nacional da Triagem Neonatal, organizado pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). 

No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal com o objetivo de conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho, que no Brasil é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas unidades. 

Durante o evento, o diretor do Simers agradeceu o convite e destacou as ações do Sindicato em prol do serviço de pediatria. “São várias ações até aqui. O Simers vem atuando em conjunto com a Sociedade de Pediatria, somos parceiros e amigos de pediatras espalhados pelo RS. Essa comemoração é uma oportunidade valiosa para discutirmos temas relevantes, trocar experiências e aprender uns com os outros sobre o trabalho de triagem neonatal”, ressaltou.

A médica endocrinologista pediátrica, Cristiane Kopacek, reforçou a relevância de realizar o teste do pezinho em recém-nascidos: “É importante a conscientização da realização do teste do pezinho do terceiro ao quinto dia de vida do recém-nascido, em qualquer unidade de saúde, para evitarmos um diagnóstico e tratamento tardio dessas doenças raras”.

Teste do pezinho

O SUS realiza gratuitamente o teste, feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê. Nele é possível identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme). 

As doenças que não apresentam sintomas no nascimento e, sem o diagnóstico e tratamento, podem causar sérios danos à saúde, como retardo mental grave e irreversível. 

 

Tags: Teste do pezinho; Recém nascido Núcleo de Pediatria do Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política