Vida

Compartilhe

30/05/2023 14:08

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participa nesta quarta-feira, 31, do Dia do Desafio (DDD), campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. O evento será das 10h às 10h15, na Praça Ruy Teixeira, adotada pela entidade médica, na Av. Ipiranga com a Rua Coronel Corte Real.

 

“Participamos desta campanha que tem como objetivo a saúde. A direção e os colaboradores vão parar por alguns minutos para praticar uma atividade física em um lugar público, até para incentivar outras pessoas, como forma de reduzir o sedentarismo e consequentemente a obesidade e outras doenças crônicas”, observa o presidente da entidade médica, Marcos Rovinski. Ele acrescenta que o Simers já disponibiliza regularmente a ginástica laboral.

 

A obesidade é considerada um dos mais graves problemas de saúde da atualidade. A estimativa é que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos de todo o mundo estejam acima do peso. No Brasil, a doença aumentou 70% nos últimos 13 anos, totalizando quase 20% da população em 2018. Este aumento pode estar diretamente relacionado ao acesso facilitado a alimentos industrializados, com excessos de gordura, açúcar e sal, e ao padrão de vida sedentário de boa parte da população brasileira. E é fator de risco para diabetes, pressão alta, colesterol alto, com desfechos graves de complicações cardio-neuro-vasculares, como infarto do miocárdio, AVC e trombose, além de outros transtornos como apneia do sono e artroses, entre outras.

 

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ideia é que a prática seja feita em espaços públicos de esporte e lazer. A iniciativa foi criada em 1983, no Canadá, pelo prefeito de Saskatoon. Em meio a um inverno rigoroso, ele sugeriu que a comunidade fosse realizar uma caminhada para se aquecer. Nos anos seguintes, as cidades vizinhas passaram a ser convidadas para participar da mobilização. O Sesc São Paulo realizou o primeiro DDD no Brasil em 1995, em uma parceria com a TAFISA (The Association For International Spport For All).

 

 

Tags: Medicina Médicos Dia do Desafio 2023

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política