Simers participa do II Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar
A Luta

Simers participa do II Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar

Compartilhe

27/08/2019 00:00


O Simers esteve presente no II Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar, evento que ocorreu na última sexta-feira (23) no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre (RS). O protagonismo médico e a importância de uma remuneração digna foram os temas que conduziram os debates e palestras ao longo do evento.

Marcelos Matias, presidente da entidade, participou da cerimônia de abertura na companhia dos líderes das outras duas entidades médicas que representam a classe no Rio Grande do Sul: Alfredo Floro Cantalice Neto e Eduardo Trindade, presidentes da Amrigs e do Cremers, respectivamente.

Assista a fala do presidente do Simers no II Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar

Em seguida, representantando a Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (CEHMRS), Niura Terezinha Tondolo Noro apresentou os resultados obtidos em pesquisa que mediu os níveis de qualidade e satisfação da relação entre os médicos com as operadoras de saúde do Estado.

Pesquisa mede satisfação dos médicos

O estudo, que foi respondido por mais de 700 profissionais, identificou que 36% dos participantes deram nota 5 e 6 em termos de satisfação na relação com as operadoras de saúde, enquanto que 41,3% deram notas abaixo de 4 - levando em consideração que a escala utilizada na pesquisa foi de 1 a 10. Somente 27,9% declararam ter um alto nível de satisfação, com notas acima de 7. Também segundo a pesquisa, dos 55,8% médicos que atendem pelo IPE-Saúde, 72,8% acham a autarquia a de pior relação entre as operadoras.

No total, o Fórum contou com duas mesas expositivas. A primeira teve como foco "O desafio da implantação da CBHPM e estratégias para implantação plena" e teve a participação de Miyuki Goto, consultora técnica da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos da Associação Médica Brasileira (CBHPM-AMB); Emilio Cesar Zilli, ex-Diretor de Defesa Profissional da AMB; Carlos Alfredo Lobo Jasmin, Presidente da Comissão de Defesa Profissional da AMB; e coordenação de Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, Diretor Científico da Amrigs.

Precarização da relação entre médicos e operadoras em debate

Já a segunda mesa expositiva, na parte da tarde, abordou a "Precarização do relacionamento do trabalho médico com as operadoras de saúde". A coordenação foi realizada por Niura Terezinha Tondolo Noro e Jorge Utaliz Silveira. As palestras foram ministradas por Eduardo Lopes Machado, conselheiro Cremers; Rodrigo Aguiar, Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Naírio Pereira Santos, advogado; bem como o Deputado Estadual Thiago Duarte e o Deputado Federal Hiran Gonçalves.

“Este é um exemplo de união de entidades que deve haver no âmbito nacional, principalmente no sentido de defendermos uma remuneração digna para o médico”, declarou o deputado Hiran Gonçalves. 


Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política