Simers participa do lançamento da Frente SOS hospitais na Câmara Municipal da Capital
Defesa

Simers participa do lançamento da Frente SOS hospitais na Câmara Municipal da Capital

Compartilhe

01/04/2022 10:24

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero participou nesta quinta-feira, 31, do lançamento da Frente Parlamentar SOS Hospitais, proposta pela vereadora Cláudia Araújo, na Câmara Municipal da Capital. “Precisamos reabrir e ampliar o atendimento pediátrico, principalmente com a chegada, em poucas semanas, do inverno”, alertou a diretora Bruna Favero, diante do relatório da Frente que soma mais de mil leitos fechados, em diversas especialidades, e com ênfase na pediatria, nos últimos anos.

Ela destacou, ainda, a crise financeira generalizada no país que traz ao debate dificuldades que os hospitais enfrentam para manterem as portas abertas e consequentes fechamentos de emergências SUS em todo o estado, destaca Bruna Favero.

O secretário municipal da saúde, Mauro Sparta, também participou do momento e salienta que é preciso investir na atenção primária como contraponto ao modelo, que nominou de hospitalocêntrico - centralização no hospital - salientando ainda que devem ser mantidos esforços para abrir leitos e jamais fechar. 

Participaram da cerimônia diversos representantes de hospitais de Porto Alegre. A vereadora Cláudia Araújo garantiu que a Frente pretende ser propositiva e, quem sabe,  realizar sonhos, como um pronto socorro de portas abertas na zona sul, em hospital fechado como o Parque Belém, e até mesmo batalhar, em nível federal, pelo reajuste na tabela de pagamentos do SUS.

Tags: Medicina Médicos CMPA

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política