Simers prestigia inauguração da exposição de projeto de Oscar Niemayer para a sede da Amrigs
Medicina

Simers prestigia inauguração da exposição de projeto de Oscar Niemayer para a sede da Amrigs

Compartilhe

07/12/2022 13:08

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, representou a entidade no evento promovido pela Amrigs - Associação dos Médicos do Rio Grande do Sul - na noite de segunda-feira, 5, quando foi aberta a exposição de trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer. Essa exposição mostra ao público pranchetas originais do trabalho do grande arquiteto nacional, patrono da categoria, do projeto para a construção da sede da Amrigs.

 

O contato com Niemeyer aconteceu em 1974, quando dois médicos gaúchos viajaram a Paris, onde o arquiteto vivia exilado, para convidá-lo a projetar a construção da sede da Associação dos Médicos na área que havia, na época, sido doada pelo Estado à entidade. Niemeyer fez um projeto grandiloquente, que incluía inclusive a construção de um hotel, de um centro de convenção e um enorme teatro. Apenas parte do projeto foi executado, devido à falta de recursos para enfrentar toda a obra projetada. 

 

A documentação contendo o projeto de Oscar Niemeyer foi redescoberta este ano, pela nova diretoria da Amrigs, encabeçada pelo médico Gerson Junqueira Jr. Essa documentação estava esquecida dentro do cofre da entidade. Só foi redescoberta porque a diretoria pretendia realizar uma reforma, que "atacaria" uma escadaria original. Alguém, então, fez a pergunta: "Mas, ousarão derrubar a escadaria do Niemeyer". Então começou a busca do projeto. E imediatamente foi tomada a decisão de promoção de uma exposição. Para isso foi convidada a diretoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. A ideia de Niemeyer, em 1974, era construir o primeiro grande centro de eventos do Estado. 

 

A exposição, que está aberta à visitação no saguão da sede da Amrigs, é denominada “À Frente do Tempo - Oscar Niemeyer''. O foyer da entidade expõe, de forma inédita, 23 plantas que compõem o projeto arquitetônico realizado pelo arquiteto.

 

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr., na abertura da exposição: "Estamos trazendo para comunidade gaúcha, não só médica, mas para toda população, esta importante colaboração arquitetônica do Oscar Niemeyer para a sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Isso foi no início dos anos 70 e poucas pessoas sabiam disso. Nesta exposição estão relíquias que estavam guardadas aqui em projetos e plantas feitas por ele".

 

Na solenidade, o bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, agradeceu a honraria: "Resgatar qualquer coisa que seja do meu avô é motivo de muita alegria para mim. Quero agradecer e dizer que esta exposição passa a fazer parte da programação do que estamos chamando de Ano Niemeyer. Hoje, completam-se 10 anos sem Oscar Niemeyer, meu avô, e dia 15 completam-se 115 anos de seu nascimento. Então, são duas datas importantes e por isso vemos a necessidade de celebrar. Estou muito emocionado e contente com esse reconhecimento”. Para se ter uma noção, ele disse que o Instituto Niemeyer, que ele preside, não tinha informação sobre a existência deste projeto da Amrigs.

 

Tags: Médicos Medicina AMRIGS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política