Simers propõe projeto estrutural inédito para a prevenção de doenças mentais entre os médicos residentes gaúchos
Defesa

Simers propõe projeto estrutural inédito para a prevenção de doenças mentais entre os médicos residentes gaúchos

Compartilhe

09/03/2022 18:42


Com o foco na prevenção de agravos em saúde mental entre médicos residentes, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do RS (SIMERS) participou da reunião ordinária da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS). O encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira, 7.
O tema em pauta foi apresentado pelo diretor-geral do Simers e Coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, Fernando Uberti Machado, à presidente da Comissão, Tânia Resener, supervisores de Programas de Residência Médica e preceptores das diversas regiões e cidades gaúchas. 
Foi proposta a realização de um projeto piloto para prevenção e intervenção precoce quanto a agravos em saúde mental de médicos residentes no Estado. Trata-se de uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entidades médicas e representativas dos residentes, bem como as comissões estadual e locais de Residência Médica gaúchas.


“A demanda é clara e observável por todos. Nosso objetivo é iniciarmos pelo que já é consenso: atuar na prevenção e redução do estigma quanto à doença mental, aproximando os residentes, os preceptores e os programas de informação. Em paralelo, contribuindo para a redução de fatores predisponentes aos agravos em saúde mental no processo de formação de especialistas”, destaca Fernando Machado. Para o coordenador do Núcleo de Psiquiatria: “Após, pensamos em um salto ainda maior, uma iniciativa articulada e nacional para intervenção precoce. Já avançamos no ponto inicial e, talvez, o mais importante: reunir entidades e pessoas em torno dessa iniciativa desafiadora, mas fundamental”.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental Médicos residentes

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política