Simers recebe integrantes do movimento Lugar de Criança é na Escola
Defesa

Simers recebe integrantes do movimento Lugar de Criança é na Escola

Compartilhe

17/02/2022 08:45

A direção do Sindicato Médico do RS (Simers) recebeu integrantes do movimento Lugar de Criança é na Escola, na tarde desta terça-feira, 15, que busca o apoio da entidade na defesa de protocolos sanitários menos restritivos junto às escolas. A pauta foi apresentada ao presidente, Marcos Rovinski, e aos diretores Guilherme Eckert Peterson e Sérgio Luís Amantéa. 

O grupo esteve representado pelo advogado Rinaldo Penteado, as pedagogas Fabiane Vitória e Vanessa Trombini, e o oftalmologista Alexandre Marcon, que contaram um pouco da história da iniciativa. O movimento foi criado em 2020, por profissionais de diferentes áreas para defender o retorno às atividades escolares presenciais de crianças e adolescentes. Atualmente, eles reivindicam medidas como o fim do uso de máscaras para menores de 12 anos.

Para o presidente Rovinski, a ideia de uma revisão em tais protocolos deve levar em conta os prós e contras da flexibilização das atuais regras existentes, uma vez que o tema ainda exige o debate entre os profissionais da saúde. “Saudamos a abertura segura das escolas e é fundamental o olhar com mais atenção para as nossas crianças e adolescentes, cujos efeitos na saúde mental ainda não podem ser mensurados”, afirma.

Em novembro do ano passado, uma portaria torna obrigatório o uso de máscara, "cobrindo nariz e boca e ajustado perfeitamente ao rosto", por estudantes de todas as instituições de ensino gaúchas. A legislação não é válida para crianças com menos de três anos de idade, assim como para pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiências intelectual, sensorial ou com quaisquer outra que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política