Simers recorre ao MP para tratar da possível desassistência em Ambulatório de Dermatologia Sanitária do RS
Defesa

Simers recorre ao MP para tratar da possível desassistência em Ambulatório de Dermatologia Sanitária do RS

Compartilhe

07/02/2022 19:19

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero representou a entidade médica em reunião virtual, na tarde desta segunda-feira, 07, com a 3ª Promotoria de Direitos Humanos do MPRS. Em pauta: a possibilidade de desassistência aos pacientes atendidos pelo Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Estado (ADS). 


De acordo com a diretora, o espaço é responsável pelo acompanhamento e tratamento de 1,5 mil pacientes com hanseníase e outras condições dermatológicas graves, além de receber cerca de 200 novas consultas/mês e realizar mais de 300 procedimentos/mês. Com a falta de contratação de novos dermatologistas há anos o número de profissionais está muito abaixo do necessário para atender  à demanda. 

O assessor jurídico do Simers, Rafael Andrade, expôs as medidas já adotadas pela entidade em busca de resoluções para o ADS, incluindo o pedido de impugnação do edital de concurso público previsto para o local por não constarem vagas para especialidade em dermatologia.

Ofícios relatando o desmonte e a precarização dos serviços também foram encaminhados ao Conselho Estadual de Saúde (CES), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tendo em vista que o Ambulatório atende pacientes de todo o estado. 

Responsável por conduzir a reunião, o promotor de justiça Mauro Luís Silva se comprometeu em tratar do assunto diretamente com representantes do Executivo estadual e estimou  prazo de 30 dias para obter resposta.

O Simers seguirá acompanhando a questão em busca de condições adequadas de trabalho aos profissionais do Ambulatório e da completa assistência à população que necessita de atendimento especializado.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política